• Carregando...
Juan Villoro: trânsito entre o romance e a não ficção | Divulgação
Juan Villoro: trânsito entre o romance e a não ficção| Foto: Divulgação
  • Sorókin: resistência literária a Vladimir Putin

A Festa Literária Inter­nacional de Paraty (Flip), que acontece neste ano entre 30 de julho a 3 de agosto, já tem um pequeno time de convidados confirmados. O último nome dado como certo foi o do escritor Vladímir Sorókin, primeiro autor russo da história do evento, durante o qual ele vai lançar, pela Editora 34, a peça teatral Dostoiévski-trip.

Sorókin é conhecido em seu país como o principal nome de resistência literária ao governo de Vladimir Putin. Entre suas obras mais conhecidas, está Trilogia do Gelo (inédita no Brasil), publicada entre 2002 e 2005, que toma como base o insólito caso do meteorito Tunguska, que caiu sobre a Sibéria em 1908. O autor, que também escreve roteiros para o cinema e libretos operísticos, usa o fato histórico para criar um thriller conspiratório que mistura fantasia e ficção científica.

Latinos

Além de Sorókin, a organização da Flip 2014 já anunciou nomes importantes da literatura latino-americana contemporânea: o chileno Jorge Edwards, a argentina Graciela Mochkofsky, o mexicano Juan Villoro e o peruano-americano Da­­­­niel Alarcón.

Edwards, 82 anos, teve o romance A Origem do Mundo publicado pela Cosac Naify em 2013. O livro tem como inspiração o célebre – e polêmico – quadro homônimo do pintor realista francês Gustav Courbet. A tela, de 1866, mostra uma mulher nua, deitada de costas em uma cama, com o rosto e parte dos seios cobertos por um lençol. Em primeiro plano, as coxas abertas e a genitália à mostra.

Mexicano, Juan Villoro, 57, é um dos maiores nomes da literatura de seu país, com mais de 30 livros publicados. Eclético, transita entre o romance e a não ficção, com incursões no teatro e na literatura infantil. Durante a Flip, ele vai lançar, pela Companhia das Letras, o romance Arrecife, cujo protagonista é o ex-roqueiro Mario Müller que, na costa do Caribe, cria um resort bastante único, onde os hóspedes podem descobrir os prazeres do perigo e do medo, mas sempre de forma teoricamente segura e controlada.

Jornalismo

A jornalista Graciela Mochkofsky, 45 anos, especializou-se em investigar relações entre mídia e poder na argentina. No livro-reportagem Pecado Original (2011), não lançado no Brasil, ela detalha a disputa entre o casal Kirchner e o jornal Clarín. Embora não tenha suas obras traduzidas para o português, Graciela já colaborou com a revista piauí.

Radicado em São Fran­­cisco, na Califórnia, o pe­­­ruano Daniel Alarcón, 37, já lançou no Brasil, pela Rocco, seu romance de estreia, Rádio Cidade Perdida. Na Flip, ele lançará À Noite Andamos em Círculos, pela editora Alfaguara.

Ativista

Completam a lista dos convidados já confirmados da Flip 2014 o ficcionista israelense Etgar Keret, 46, muito popular em seu país. Outra presença confirmada é a do jornalista e ativista norte-americano Michael Pollan, 59, autor de vários livros sobre alimentação. Na Flip, ele vai lançar, pela Intrínseca, o livro Cooked: A Natural History of Transformation. Fecha o grupo de nomes o escritor suíço Joel Dicker, autor de A Verdade sobre o Caso Harry Quebert, também lançado pela Instrínseca.

Ainda não está confirmada a data em que começarão a ser vendidos os ingressos para a edição da festa deste ano.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]