A 12.ª edição da Festa Internacional Literária de Paraty (Flip) será atípica. Por causa da Copa do Mundo, o evento, que sempre acontece nos primeiros dias de julho, terá início pouco mais de duas semanas após a decisão do Mundial e começará no dia 30, se estendendo até 3 de agosto. Outra novidade: pela primeira vez, o homenageado será um autor brasileiro contemporâneo, Millôr Fernandes, que além de escritor, foi dramaturgo, editor, tradutor e artista gráfico.
Millôr, falecido em 2012, aos 88 anos, era incansável, e um dos nomes mais importantes na história de imprensa nacional. Atuou como cronista, comentarista cultural e político, foi ilustrador e cartunista de mão cheia. Como se não bastasse, também é considerado um dos melhores tradutores da obra de William Shakespeare em língua portuguesa, e chegou a se aventurar pela poesia, produzindo haicais. Era, enfim, um artista e intelectual multimídia, antes mesmo que esse termo se tornasse corrente.
Curador
Outra novidade na Flip deste ano é a mudança de curadoria. Em substituição ao jornalista e crítico Miguel Conde, assumiu o comando da festa o também jornalista Paulo Werneck, com vasta experiência no meio literário. Aos 35 anos, ele atuou por 11 anos como editor em casas importantes, como a Companhia das Letras e a Cosac Naify.
No jornalismo, foi responsável pela criação e a implantação do caderno "Ilustríssima", da Folha de S.Paulo, do qual foi editor durante três anos, até agosto de 2013.
Filho do cronista Humberto Werneck, Paulo também atua como tradutor e coassinou o livro Cabras Caderno de Viagem, com Antonio Prata, Chico Mattoso e Zé Vicente, relançado em 2002 com apresentação de Antonio Candido.
Miguel Conde deixou a curadoria, a pedido dele, no segundo semestre do ano passado, após o evento. Sua decisão foi tomada antes mesmo da realização da tumultuada edição de 2013, marcada por protestos políticos, em consequência das manifestações de junho, e pelo cancelamento da vinda ao Brasil de nomes importes, e aguardados, como os do francês Michel Houellebecq, que seria a principal atração da festa, do norueguês Karl Ove Knausgård e do poeta egípcio Tamim Al-Barghouti.
O ex-curador, que é colunista do caderno "Prosa", do jornal O Globo, foi contratado pela editora Rocco no ano passado.
Flipinha
A versão voltada ao público infantil acontece entre os dias 3 e 7 de agosto, também em Paraty. Entre os destaques, está o evento Poesia Brasileira para Crianças de Qualquer Idade, com a compositora Adriana Calcanhotto e o escritor Arthur Dapieve.
Julgamento do Marco Civil da Internet e PL da IA colocam inovação em tecnologia em risco
Militares acusados de suposto golpe se movem no STF para tentar escapar de Moraes e da PF
Uma inelegibilidade bastante desproporcional
Quando a nostalgia vence a lacração: a volta do “pele-vermelha” à liga do futebol americano