• Carregando...

Artista plástica há 26 anos, a paranaense Doralice Zanetti dedicou pelo menos 16 ao desenvolvimento da inovadora técnica de ferro quente sobre tela, procedimento inspirado na impressão sobre papel, mas enriquecido pela artista ao longo dos anos. Uma retrospectiva das obras criadas por Doralice desde que começou a aplicar tal técnica à pintura poderá ser conferida a partir de hoje, no Noris Espaço de Arte. A galeria irá sediar, além de uma exposição individual com 40 obras criadas a partir da impressão de ferro quente sobre tela, o lançamento do livro Singular, que reproduz 84 trabalhos de diferentes séries realizados sob o mesmo processo. "É uma técnica que não funciona sozinha. Após a impressão, continuo trabalhando na tela com a inserção de outros recursos, como pintura, recortes ou pó de ferro, para enriquecer a obra. É, na verdade, uma técnica mista", explica a artista, em entrevista ao Caderno G.

Com texto de apresentação assinado por Suzana Lobo – também responsável pela curadoria da exposição –, o livro Singular surgiu com a intenção de divulgar a inusitada técnica desenvolvida por Doralice, iniciativa apoiada pela Fundação Cultural de Curitiba, que aprovou o projeto inscrito na Lei Municipal de Incentivo à Cultura e também deve distribuir exemplares da publicação para escolas de Curitiba. "O título foi sugerido pela minha filha, que disse que essa técnica é singular e vem de encontro com a minha maneira de ser", conta Doralice.

Um dos trabalhos selecionados por Suzana para a exposição, que leva o mesmo nome do livro, é nada mais nada menos que a milésima obra da veterana Doralice, cujo significado é bastante pessoal. "Quando percebi que estava criando meu milésimo trabalho, tive uma emoção muito forte. Fiquei muito orgulhosa, com uma sensação de ‘agora eu disse mesmo ao que vim’", revela.

Serviço: Lançamento do livro Singular e inauguração de exposição com obras de Doralice Zanetti. Noris Espaço de Arte (Al. Princesa Isabel, 899). Hoje, às 19 horas. A exposição fica em cartaz até o dia 20 de dezembro e pode ser visitada de segunda a sexta-feira, das 13 às 19 horas, e aos sábados, das 10 às 13 horas. A entrada é franca. Mais informações pelo telefone (41) 3225-4963.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]