• Carregando...

Lady Macbeth é uma mulher em conflito entre sua paixão por Macbeth e seu desejo de poder. Mas, é o amor sem limites por um homem que movimenta as engrenagens da peça A Senhora Macbeth, dirigida por Antonio Abujamra a partir de uma adaptação livre da obra shakespeariana escrita pela argentina Griselda Gambaro. A peça estará em cartaz em Curitiba nos dias 25, 25 e 27 de agosto, após uma temporada de um mês e meio em São Paulo. As apresentações acontecem sempre às 20h20, no Teatro do HSBC (R.Luiz Xavier, 11, Rua das Flores).

Quando foi convidada por Abujamra para ser a protagonista desta peça, em um primeiro momento, Marília Gabriela deu pouca atenção ao texto. Mas, ao lê-lo em duas horas, ligou para ele e disse: "Quero fazer!". Este é terceiro papel da jornalista-atriz-cantora, também formada em Artes Plásticas e Psicologia. Sua estréia nos palcos foi em 2000, como a protagonista de Esperando Beckett, de Gerald Thomas, e, em 2003, atuou em A Peça sobre o Bebê, de Aderbal Freire-Filho, junto com o marido, Reynaldo Giannechini.

Para Gabi, o texto só poderia ter sido escrito por uma mulher, pois é vigoroso e delicado ao mesmo tempo . "Há uma poética feminina. Gambaro fala do papel da mulher – sua submissão, o despotismo doméstico, a sexualidade que leva a mulher a perdões inacreditáveis". Mas, explica que a peça vai além da mera discussão de gênero, pois trata de questões universais como a ambição, as paixões e as fraqueza humanas. "Há frases tão atuais que dão a impressão de que a autora leu o jornal hoje e ficou indignada. O teatro, seja de que gênero for – comédia, tragédia – é uma investigação humana. O texto foi feito por uma mulher para outras mulheres, é uma voz feminina, mas o que se discute é a humanidade em si", diz.

Não foi difícil para Gabi interpretar uma personagem dilacerada por sentimentos contraditórios. "Sou muito frágil-forte. Um amigo me disse que sou um veadinho com aparência de leão", afirma. Seu grande desafio foi acertar o tom tragicômico da personagem, já que Abujamra e o co-diretor, o uruguaio Hugo Rosas, ensaiavam-na em dias diferentes e cada um salientava um só aspecto, a tragédia ou a comédia. "Meus monólogos são extremamente dramáticos, mas há muitas indicações cômicas e uma ironia fina que perpassa toda a peça. Quando, afinal, eles se juntaram, consegui encontrar o tom", conta. Gabi divide divide o palco com as três bruxas Selma Egrei, Danielle Farnesi e Natália Correia, e com Eduardo Leão, no papel de Banquo.

Serviço: A Senhora Macbeth. Teatro do HSBC (R.Luiz Xavier, 11, Rua das Flores), (41) 3232-7177. Texto de Griselda Gambaro. Direção e adaptação de Antonio Abujamra. Com Marília Gabriela. Música de André Abujamra. Dias 25, 25 e 27 de agosto, às 20h30. Ingressos a R$30 e R$15 (estudantes e clientes do HSBC).

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]