Programação
André Cypriano Workshop: Documentarismo Autoral.Palestra: Documentarismo Autoral.
Miguel ChikaokaWorkshop: Brincando com a Luz 1.
Araquém AlcântaraPalestra: O Fotógrafo Viajante.Workshop: Fotografia de Natureza 1.
Irit C. TommasiniBate Papo Fotográfico: UPDIG.Workshop: O Formato Raw 1
Miguel Chikaoka Palestra: Fototaxia.
Klaus MitteldorfWorkshop: Criatividade na Fotografia de Moda.Palestra: Criatividade na Fotografia.
Mecarelli Palestra: Fotógrafo ou Ilustrador.Workshop: Preto e Branco (nu feminino).Bate Papo Fotográfico: Organização de Eventos Culturais.
Valdemir Cunha Bate Papo Fotográfico: Pré-lançamento do Livro Pantanal.Workshop: Fotografia de Viagens.Palestra: Fotografia de Viagens.
Rosa Gauditano Palestra: O cotidiano dos Índios Xavantes.Workshop: Foto-reportagem em Cor
Sebastian Rojas Workshop: Fotografia de SURF.
Tony Genérico Bate Papo Fotográfico: Splashes.
Walter Firmo Palestra: 50 anos O Camaleão Walter Firmo.Workshop: O Universo da Cor.
Nego Miranda Workshop: Fotografia Documental.
Mesa RedondaLiberdade Fotográfica.
Confira dias, horários e locais no site http://www.maratonafotografica.com.br.
A liberdade fotográfica é o conceito norteador da 5.ª Maratona Fotográfica de Curitiba, que acontece entre os dias 1.º e 7 de outubro na escola Portfolio e em outros espaços culturais da cidade. Neste ano, o evento atrai 12 fotógrafos brasileiros e estrangeiros, que estarão à frente de palestras, workshops e bate-papos abertos ao público geral de profissionais da área a amadores e amantes da fotografia.
A palestra de abertura, O Fotógrafo Viajante, será proferida por Araquém Alcântara, na segunda-feira, às 20 horas, no UnicenP. Apontado pela crítica como um dos precursores no país das fotografias de natureza, o catarinense se dedica a clicar o tema desde os anos 70. Alguns de seus principais trabalhos foram desenvolvidos para ensaios e reportagens publicados nas revistas National Geographic, Globo Ciências, Veja e Super Interessante.
Alguns assuntos escolhidos pelo público das edições anteriores terão espaço na programação. A fotografia documental autoral, por exemplo, fica a cargo do paulista André Cypriano, que estudou fotografia em São Francisco (EUA) e desenvolveu um longo projeto de documentação dos estilos de vida em cantos mais remotos do planeta, como Sumatra, Bali e a favela da Rocinha, no Rio de Janeiro.
A fotografia de moda, por sua vez, será abordada pelo paulista Klauss Mitteldorf, especialista em editoriais de moda e fotos para a publicidade, que já teve suas imagens impressas nas páginas da Vogue, Elle e Playboy, tendo atuado como diretor de comerciais e curta-metragens.
O surfe foi outra área sugerida pelos curitibanos que já participaram das maratonas. Para atendê-los, um dos convidados deste ano é Sebastian Rojas, um dos principais profissionais da área, que há 22 anos fotografa o esporte. Rojas é especialista em imagens aquáticas e já viajou o mundo em busca das melhores ondas com direito a 25 temporadas de inverno no Havaí. Seu workshop termina no litoral paranaense, com uma aula prática na Ilha do Mel.
Dos convidados internacionais, um dos principais nomes é Giancarlo Micarelli, organizador do festival internacional Paraty em Foco, que acontece em novembro na cidade fluminense. Micarelli oferece o workshop Preto e Branco, sobre como fotografar o nu feminino. Já o representante paranaense é Nego Miranda, que falará sobre a fotografia documental.
A variedade de assuntos é sinal da tal liberdade da fotografia, uma atividade cada vez mais popular, desde que a tecnologia digital chegou às lojas.
* * * * *
Serviço: 5.ª Maratona Fotográfica, de 1.º a 7 de outubro. Taxa de inscrição: 1 lata de leite em pó. Mais informações pelo site www.maratonafotografica.com.br ou na Portfolio Escola de Fotografia (R. Alberto Foloni, 634), (41) 3252-2540.
Lula tenta se aproximar do favorito à presidência da Câmara, mas Hugo Motta quer independência
Guinada da Meta pode forçar desvio de rota de STF e Lula quanto à censura nas redes
Enquete: você acredita que a censura nas redes sociais vai acabar após a declaração de Zuckerberg?
Maduro sugere uso de tropas do Brasil para “libertação” de Porto Rico
Deixe sua opinião