Dar visibilidade à produção artística é o objetivo das novas exposições que estão acontecendo na capital paranaense. Com a proximidade do fim de ano, os espaços renovam suas exposições, garantindo novas opções para quem gosta de acompanhar as tendências das artes visuais.
Nesta quarta-feira (6), tem início pelo menos duas novas mostras: "Ilustração Contemporânea de Livros Infantis na Alemanha" e "Pedaços de Gente". A primeira exposição é atração na Biblioteca Pública do Paraná. O evento, realizado em parceria com o Goethe-Institut, traz à Curitiba 13 reproduções que apontam para diferentes estilos e tendências da ilustração alemã voltada ao livro infantil. As obras foram trazidas do Museu de Livros Ilustrados da cidade alemã de Troisdorf.
A mostra "Pedaços de Gente" retrata as partes mais belas do corpo, de acordo com o conceito do fotógrafo Sossella. A mostra será inaugurada no Espaço Galés, que reúne estética, loja especializada, café, e espaço cultural dedicada ao público GLS.
Em cartazAinda nesta semana já teve início mostras de quadros e objetos de artistas reconhecidos. Uma delas é a mostra de quadros da artista plástica Sônia Menna Barreto. Entre os sonhos e o subconsciente, a pintura surrealista é a grande vertente do seu trabalho, em exposição na Galeira Um Lugar Ao Sol. Quem for conferir o trabalho vai perceber semelhanças com a obra de Salvador Dali, o mestre do surrealismo. A semelhança está presente na técnica, na representação do sonho e na realidade absurda dos objetos pintados por Sônia, artista que possui obras expostas no palácio de Buckingham e em outras partes do mundo.
Bem no centro da cidade, para ser vista no horário de almoço, está a mostra "Canteiro de Obras", de Cláudio Tozzi. Participante do circuito Projeto Arte SESC - exposição itinerante de artes do Departamento Nacional - o Sesc Centro recebe a exposição no periodo de 5 a 15 de dezembro. A mostra conta com 33 gravuras, sendo uma litogravura e 32 serigrafias; três pinturas e um objeto, apresentando a trajetória do artista em ordem cronológica com obras de 1967 a 2005. Tozzi iniciou sua carreira no começa da década de 1960 através da apropriação de objetos, imagens, jornais, histórias em quadrinhos e fotografias associadas a conotações simbólicas de conteúdo político e social.
Atrizes com raízes na capital paranaense foram convidadas para compor o calendário "Heroínas 2007", produto com renda revertida para o Hospital Pequeno Príncipe. O calendário é composto por fotos de 14 atrizes: Lala Schneider, Regina Vogue, Olga Nenevê, Adriana Birolli, Regina Bastos, Maureen Miranda, Pagu Leal, Guta Stresser, Simone Spoladore, Letícia Sabatella, Marjorie Estiano, Fernanda Machado, Nena Inoue e Karla Fragoso. As fotos tiradas para o calendário, feitas por Cayo Vieira, estão em exposição no bar Beto Batata. Para quem quiser ajudar, o preço do "Heroínas 2007" é de R$ 30,00 e estão à venda no hospital e no Shopping Mueller.
Veja no roteiro todas as exposições em cartaz na cidade
Serviço: Ilustração Contemporânea de Livros Infantis na Alemanha. Abertura nesta quarta-feira (6) às 16 horas. Biblioteca Pública do Paraná (Rua Cândido Lopes, 133) Até o dia 24 de janeiro. Entrada franca.
Pedaços de Gente, fotos de Sossela. Espaço Galés (Rua XV de Novembro, 1687). Entrada franca.
Exposição Sônia Menna Barreto. Galeria de Arte Um Lugar ao Sol (Rua Jaime Reis, 134) Tel.: 3324-7871. Visitas das 10h às 19h de segunda à sexta-feira. Entrada Franca.
Projeto Arte SESC Claudio Tozzi "Canteiro de Obras". De 5 a 15 dezembro, das 9h às 18h. Salão de Eventos do Sesc Centro (Rua José Loureiro, 578) Tel.: 3233-7422. Entrada franca.
Heroínas, exposição do fotógrafo Cayo Vieira. Beto Batata (Rua Professor Brandão, 678, Alto da 15) Tel.: 3262-0840 e 3023-4956. De segunda a domingo, das 11 às 2 horas. Até 31 de dezembro. Entrada franca.
Lula tenta se aproximar do favorito à presidência da Câmara, mas Hugo Motta quer independência
Guinada da Meta pode forçar desvio de rota de STF e Lula quanto à censura nas redes
Enquete: você acredita que a censura nas redes sociais vai acabar após a declaração de Zuckerberg?
Maduro sugere uso de tropas do Brasil para “libertação” de Porto Rico
Deixe sua opinião