A milenar técnica chinesa do papel machê e a fotografia são os temas de novas exposições esta semana.
A mostra "Flor, Amor e Paz", da artesã gaúcha Regina Facco acontece no Empório Brasil até o dia 12 de agosto. A exposição apresenta cerca de 50 peças desenvolvidas com a técnica do papel maché que foi difundida na Europa pelos franceses.
A artista plástica usa estruturas que dão formas aos trabalhos, como latas e garrafas d' água. Outra característica das peças de Regina é o uso das cores, com tons de azul, laranja e vermelho nas bonecas feitas com garrafas d´água pet, ou em tonalidades mais suaves, como o rosa e o bege até chegar ao branco, usado nos outros ítens.
Fotografia A exposição fotográfica "Imagens do Meu Olhar", com 24 registros feitos pelo corretor de seguros Maurício Mercer ganha espaço no Terra Verde Café Orgânico. A mostra do fotógrafo amador, que cursou o Senac Curitiba, apresenta duas fotografias premiadas. Uma pelos 450 anos da cidade de São Paulo, num concurso nacional promovido pelo Senac paulista, e outra sobre o bairro curitibano de Santa Felicidade. A mostra fica aberta para visitação até 25 de agosto.
O papel
O "papeir maché" (papel esmagado, picado) é uma técnica milenar conhecida na China 200 anos antes de Cristo. Os chineses fabricavam capacetes e recipientes para líquidos, depois de impermeabilizados. Com o crescimento do comércio com os povos da Europa, a técnica atingiu o ocidente, foi largamente difundida e passou a ser usada na fabricação de objetos de arte.
Na França e depois na Inglaterra, a técnica foi usada para criar objetos decorativos como candelabros, porta-jóias e bijouterias. Até mesmo biombos e barcos leves foram feitos com papier maché. Para se ter idéia da durabilidade do material, nos Estados Unidos foram construídas casas de papier maché que duraram décadas. Na Noruega, na cidade de Berghen, foiconstruída uma igreja que durou 37 anos.
Confira o roteiro de exposições
Serviço: Abertura da mostra "Flor, Amor e Paz" com objetos em papier maché da artista plástica Regina Facco. A partir das 18 horas. Empório Brasil (Alameda Dom Pedro II, nº 44, Batel) Tel.: 3019-5448. Visitas em horário comercial até 12 de agosto. Entrada franca.
"Imagens do Meu Olhar", com registros feitos por Maurício Mercer. Terra Verde Café Orgânico, no Shopping Itália (Rua João Negrão, esq. c/ Av. Marechal Deodoro). Em horário comercial. Até 25 de agosto.
Lula arranca uma surpreendente concessão dos militares
Polêmicas com Janja vão além do constrangimento e viram problema real para o governo
Cid Gomes vê “acúmulo de poder” no PT do Ceará e sinaliza racha com governador
Lista de indiciados da PF: Bolsonaro e Braga Netto nas mãos de Alexandre de Moraes; acompanhe o Sem Rodeios
Deixe sua opinião