"Polaca" (1935) é, para a crítica de arte Maria José Justino, a "Monalisa do século 20". "Nessa pequena tela, Viaro capta a alma da jovem, o seu interior, suas vibrações, sua luminosidade, seu perfume. (...) O etéreo ganha carnalidade. Até o louro dos cabelos ondulados recebe reflexos do vermelho. Revela um pintor apaixonado: pela modelo, pela pintura, pela luz, pela cor (...) são todas as mulheres em uma só, todo o feminino sintetizado", escreve Justino sobre a pintura de Guido Viaro. A apreciação estética desta e de outras obras do artista italiano radicado no Paraná está no livro Guido Viaro: Um Visionário da Arte, que será lançado terça-feira, às 19 horas, no Museu Oscar Niemeyer .

CARREGANDO :)

Além dos textos críticos de Maria José Trentino, a obra impressa faz um levantamento da vida e obra do artista, traz trechos de outros críticos de arte e mostra o resultado da pesquisa realizada pela autora em busca do que foi já publicado sobre Viaro, no Paraná e em São Paulo. Um dos fatos marcantes rememorados é a criação da primeira escola de artes para crianças no Brasil, implantada no Colégio Estadual do Paraná, na década de 1940.

Guido Viaro: Um Visionário da Arte é apenas um dos produtos gerados pelo projeto da artista plástica Estela Sandrini de divulgar a obra de Guido Viaro (1897–1971) e fornecer uma fonte de pesquisa abrangente sobre o pintor. Junto ao livro escrito por Maria José Justino, será lançado, no MON, o DVD Revelando Guido Viaro, criado pelo fotógrafo Juliano Sandriani, com mais de 1,1 mil imagens das obras do artista garimpadas em museus, com colecionadores e no acervo da família. "A proposta era fotografar o máximo de obras que conseguíssemos encontrar. São ilustrações, pinturas, desenhos, técnica mista, gravuras e esculturas", conta o fotógrafo. O disco abriga também um apanhado sucinto da história do artista, que nasceu na Itália e veio para Curitiba em 1929, depois de viver por dois anos na capital paulista. Na nova pátria, Guido Viaro formaria, ao lado de Alfredo Andersen, a elite das artes visuais paranaenses.

Publicidade

O terceiro produto lançado esta terça-feira será o vídeo Guido Viaro – Um Projeto Coletivo, de autoria do neto do artista, Túlio Viaro – um trabalho em tom mais pessoal, que reúne depoimentos de alunos, amigos e outras pessoas que conviveram com Viaro. Para completar o passeio pelo universo do pintor, está em cartaz no MON até 8 de abril a exposição Guido Viaro – Um Visionário da Arte, com mais de 200 obras da fase modernista do artista – divididas entre o abstracionismo e o figurativismo.

Serviço: Lançamento do livro Guido Viaro: Um Visionário da Arte, do DVD Revelando Guido Viaro e do vídeo Guido Viaro – Um Retrato Coletivo. Dia 20 de março, às 19 horas. Exposição Viaro - Um Visionário da Arte. Terça a domingo, das 10 às 18 horas. Museu Oscar Niemeyer (Hall do Pátio das Esculturas) – R. Marechal Hermes, 999), (41) 3350-4400.