A Aliança Francesa de Curitiba, em parceria com o Consulado da França e com a Fundação Cultural de Curitiba, exibe, desde ontem, a mostra de cinema francês Viver Juntos. São seis filmes contemporâneos que exploram a sociedade francesa atual pela ótica dos excluídos. Os sofrimentos, frustrações, ilusões e esperanças dos jovens são retratados por diretores premiados.
A Esquiva (2004), do diretor tunisiano Abdellatif Kechiche com sessões hoje, às 19 horas e 21h10 , retrata, de forma naturalista, o dia-a-dia dos jovens dos banlieux (subúrbios) de Paris. Krimo (Osman Elkharraz) é um jovem que circula entediado pela capital francesa até encontrar a maliciosa Lydia (Sara Forestier), sua colega no colégio, que é protagonista da montagem de uma peça de teatro de Marivaux. Aos poucos, Krimo revela seu interesse por Lydia e decide participar do teatro. A produção ganhou cinco Césares (principal prêmio do cinema francês), incluindo melhor filme e melhor diretor.
Amanhã, às 19 e 21 horas, será apresentado Quando Você Descer do Céu, de Éric Guirado, uma fábula sobre a amizade entre um mendigo e um homem com dificuldades financeiras. A vida de uma adolescente filha de argelinos, em Marselha, é o tema de Samia, de Philippe Faucon, que será exibido dia 12, às 19 e 21 horas. A programação completa da mostra está disponível no site www.fccdigital.com.br. Todos os filmes serão exibidos na Cinemateca (R. Carlos Cavalcanti, 1.174), com entrada gratuita.
PT apresenta novo “PL da Censura” para regular redes após crescimento da direita nas urnas
Janjapalooza terá apoio de estatais e “cachês simbólicos” devem somar R$ 900 mil
Não há inflação baixa sem controle de gastos: Banco Central repete alerta a Lula
De 6×1 a 4×3: PEC da redução de jornada é populista e pode ser “armadilha” para o emprego