A Aliança Francesa de Curitiba, em parceria com o Consulado da França e com a Fundação Cultural de Curitiba, exibe, desde ontem, a mostra de cinema francês Viver Juntos. São seis filmes contemporâneos que exploram a sociedade francesa atual pela ótica dos excluídos. Os sofrimentos, frustrações, ilusões e esperanças dos jovens são retratados por diretores premiados.
A Esquiva (2004), do diretor tunisiano Abdellatif Kechiche com sessões hoje, às 19 horas e 21h10 , retrata, de forma naturalista, o dia-a-dia dos jovens dos banlieux (subúrbios) de Paris. Krimo (Osman Elkharraz) é um jovem que circula entediado pela capital francesa até encontrar a maliciosa Lydia (Sara Forestier), sua colega no colégio, que é protagonista da montagem de uma peça de teatro de Marivaux. Aos poucos, Krimo revela seu interesse por Lydia e decide participar do teatro. A produção ganhou cinco Césares (principal prêmio do cinema francês), incluindo melhor filme e melhor diretor.
Amanhã, às 19 e 21 horas, será apresentado Quando Você Descer do Céu, de Éric Guirado, uma fábula sobre a amizade entre um mendigo e um homem com dificuldades financeiras. A vida de uma adolescente filha de argelinos, em Marselha, é o tema de Samia, de Philippe Faucon, que será exibido dia 12, às 19 e 21 horas. A programação completa da mostra está disponível no site www.fccdigital.com.br. Todos os filmes serão exibidos na Cinemateca (R. Carlos Cavalcanti, 1.174), com entrada gratuita.