No brasil
Veja o que acontece em outras cidades.
São Paulo
Caravana de Teatro de Rua
Peças nas Praças do Patriarca, Ramos do Azevedo, Dom José Gaspar e da Sé durante a Virada Cultural (1º, 2 e 3 de maio).
Instalação de Fogo Cie Carabosse
Percurso com fogo e música na Praça do Correio (Vale do Anhangabaú), às 22 horas, do dia 2 de maio.
Rio de Janeiro
Colóquio França Brasil: Olhares Cruzados sobre Problemas de Sociedades.
De 4 a 6 de maio, na Fundação Getúlio Vargas.
Mais informações e programação completa no site http://anodafrancanobrasil.cultura.gov.br
O programa de rádio Enchanté, dedicado à música francesa e transmitido diariamente pela rádio Lúmen FM 99.5, deu o pontapé inicial ao Ano da França no Brasil em Curitiba, no dia 21 de abril. O evento, resposta ao Ano do Brasil na França, em 2005, acontece simultaneamente em 15 cidades brasileiras até o dia 15 de novembro. A partir do mês de maio, a programação torna-se variada e envolve teatro, música, exposições, debates e gastronomia. Pode-se dizer que a França literalmente invadirá o Brasil (veja quadro ao lado) e em especial Curitiba, já que até uma rua da cidade será fechada para o evento.
No Café Babette, na Aliança Francesa, já está em cartaz (até o dia 7 de maio) a exposição Belles Saisons au Jardin, da pintora e paisagista Valérie Lonchambon. Já no aeroporto Afonso Pena, Paraná e França ficam mais perto até o dia 29 de maio com a exposição Rhône Alpes. A região francesa apresenta semelhanças climáticas, gastronômicas e artísticas com o estado.
Mas uma das maiores concentrações de eventos da programação acontece no próximo dia 9 de maio. Rua da França é o título da série de eventos culturais que acontecem em Curitiba a partir dessa data. O artista plástico Thomas Henriot, por exemplo, pintará suas impressões sobre o cotidiano de Curitiba, ao vivo, em rolos de papel chinês. A performance acontece na Aliança Francesa de Curitiba.
E, se nesse dia, alguém lhe sussurrar algo nos ouvidos em plena Rua XV, não estranhe. Provavelmente será algum dos 13 artistas da Companhia Francesa de Teatro de Rua Les Souffleurs, que irão "assoprar poesia" ao público às 10 horas no centro de Curitiba, às 12 horas em frente à Aliança Francesa e às 16 horas no Parque Barigüi.
Também integrando a Rua da França, o espetáculo Expedition Paddock acontece na Praça Santos Andrade. Já a companhia Tango Sumo apresenta, mo mesmo local, dança, teatro e acrobacias, às 11 horas e às 16 horas.
Durante o dia 9, a Alameda Prudente de Morais, em frente à Aliança Francesa, ficará fechada para que o Festival Gastronômico aconteça. Chefes franceses irão proporcionar degustações de especialidades e vinhos.
Na mesma data, na Cinemateca de Curitiba, será possível conferir também a mostra de 60 curtas-metragens de animação franceses. As sessões acontecem às 16 e às 20 horas até o dia 14 de maio e têm entrada franca.
O Ano da França no Brasil reserva mais atrações durante todo o ano. De 2 de junho a 30 de outubro acontecem oficinas de tradução de textos de teatro de autores contemporâneos franceses inscrições deverão ser feitas na Aliança. Em setembro, haverá o encontro entre Lokua Kanza, autor e compositor do Congo, e o mineiro Vander Lee, provavelmente em um show no Sesc da Esquina.
Serviço
Ano da França no Brasil em Curitiba. Aliança Francesa de Curitiba (Al. Prudente Moraes, 1.101), (41) 3223-4457. Cinemateca de Curitiba (R. Pres. Carlos Cavalcanti, 1.174), (41) 3321-3245.
Deixe sua opinião