As ações culturais de Curitiba ganham novo endereço, a partir desta semana, com a mudança de sede da Fundação Cultural de Curitiba. As diretorias de Ação Cultural, Administrativo-Financeira, Marketing, Comunicação e Assessoria Jurídica já estão instalados no Moinho Rebouças, espaço que passa a abrigar as atividades da Fundação. Nesta quarta-feira (19), a mudança deve ser concluída com a transferência dos equipamentos da Presidência e da equipe que trabalha com a Lei Municipal de Incentivo à Cultura.
A FCC vai ocupar dois prédios para uso administrativo no espaço do Moinho, imóvel da FCC desde 2001. O terceiro bloco, o da esquina, vai abrigar um novo espaço cultural, a partir de um projeto de ocupação que está sendo definido em parceria com as classes artísticas. Depois de abrigar algumas atividades artísticas, como exposições e festas, o Moinho Rebouças estava sem uso.
Desde 1975 a FCC ocupava o Palacete Wolf, na Praça Garibaldi, no Largo da Ordem, sede própria da instituição. Com a mudança, o Palacete passa a abrigar a Coordenação de Literatura e também vai ser utilizado como espaço cultural para atividades literárias com realização de oficinas, cursos e palestras. Conforme a assessoria de imprensa da FCC, o Teatro do Piá vai continuar com as apresentações aos domingos, no pátio do Palacete, e existe a possibilidade da livraria Dario Velozo voltar a funcionar no local.
Reforma
Foram investidos R$ 400 mil em obras de adaptação no Moinho Rebouças. Basicamente, foram realizados fechamentos internos de parede, para criação de salas, pois eram amplos salões e foi feita a instalação de novas redes elétrica, telefônica e lógica (cabeamento para computadores). Para completar o programa, a obra também previu novas condicionantes de conforto térmico e acústico, além da atualização da iluminação e ventilação a fim de atender às normas vigentes de segurança e acessibilidade. Foram realizadas ainda melhorias no piso e reforma no forro.
O mobiliário também é todo novo e todos os 104 funcionários da Fundação terão computador individual na nova sede. No Palacete Wolf, somente 45% tinham o equipamento.
O presidente da FCC, Paulino Viapiana, acredita que a mudança pode melhorar a região da cidade. "Vamos ocupar um prédio que estava sem uso e agregar um novo serviço para a região do Rebouças, contribuindo efetivamente para o desenvolvimento do bairro", comentou. Como o prédio tem espaço para ampliações, este deve ser o endereço definitivo da fundação.
Serviço: Fundação Cultural de Curitiba no Moinho Rebouças (Rua Engenheiros Rebouças 1732, esquina com Rua Piquiri, no bairro Rebouças) Tel.: 3213-7500.
Julgamento do Marco Civil da Internet e PL da IA colocam inovação em tecnologia em risco
Militares acusados de suposto golpe se movem no STF para tentar escapar de Moraes e da PF
Uma inelegibilidade bastante desproporcional
Quando a nostalgia vence a lacração: a volta do “pele-vermelha” à liga do futebol americano
Deixe sua opinião