A empresa de informação global Nielsen fechou um acordo com o Facebook para melhorar os métodos de medição de impacto sobre as redes sociais dos programas televisivos, um instrumento útil para avaliar o tamanho de uma audiência, anunciou a companhia.
A Nielsen criou um indicador chamado Nielsen Twitter TV Ratings em 2013 depois de críticas recebidas por não se adaptar às mudanças na forma como as pessoas assistem à televisão.
A inovação permite à Nielsen medir o número de usuários da internet que enviam tuítes enquanto assistem a um programa de TV, além do número de pessoas que veem estes tuítes.
Agora este indicador foi estendido para incluir comentários no Facebook e o novo sistema será chamado Social Content Ratings (Indicador de Conteúdos Sociais), segundo um comunicado da Nielsen divulgado na noite de quarta-feira.
O componente do Facebook incluirá publicações compartilhadas com amigos e familiares, seguidores e publicidade.
A Nielsen afirmou que um estudo realizado recentemente constatou que quase 60% dos donos de smartphones ou tablets os utilizam enquanto assistem televisão, ao menos várias vezes por semana.
Além dos Estados Unidos, o serviço estará disponível em Austrália, México e Itália.
Sobre a relação entre a televisão e as redes sociais, leia texto que fala sobre telenovelas, outro sobre campeãs de audiência na web e um terceiro sobre como uma produção da Globo conquistou o Twitter.
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