Os filmes do Festival Bruce Lee 75, em cartaz no Espaço Itáu até o dia 2, em Curitiba, se inscrevem em uma antiga tradição literária chinesa, a do chamado wuxia (“æ¦ä¾ ”, literalmente “herói marcial”), cujas primeiras obras datam do fim do período histórico dos Reinos Combatentes, no século 3 a.C. Entre elas estão o poema que inspirou a animação “Mulan” (século 2) e os clássicos “À Margem das Águas” (século 12) “O Romance dos Três Reinos” (século 14) e “Jornada para o Oeste” (século 16).
A característica essencial dos romances e dos filmes wuxia (o primeiro, “O Incêndio do Templo do Lótus Vermelho”, foi filmado em 1928 e tinha 27 horas de duração!) é a presença de situações em que emerge a figura do herói, normalmente mostrado como uma pessoa de boa índole e conhecimento de kung-fu que se vê levada às vias de fato por conta de injustiças perpetradas por bandidos a serviço de uma inteligência tão refinada quanto maligna.
É o que se vê, por exemplo em “O Dragão Chinês” (1971), primeiro filme a ser apresentado no festival. Nele, Bruce Lee interpreta Cheng Chao-An, um jovem boa praça que, ao ver sua família vitimada por bandidos, resolve consertar as coisas usando a cabeça, punhos, cotovelos, pés, joelhos e, em algumas cenas, objetos capazes de infligir dor.
“Sessões faixa-preta”
Nos anos 70 e 80, salas de cinema de todo o mundo viveram o fenômeno das “sessões faixa-preta”, dedicadas aos filmes orientais de pancadaria, em especial produções de estúdios de Hong Kong como Shaw Brothers e Golden Harvest. Em Curitiba, o “circuito marcial” incluía os cines São João, Scala, Astor e Itália, que reuniam adolescentes loucos por kung-fu.
É o mesmo argumento de “O Voo do Dragão” (1972), que tem como curiosidades a ambientação em Roma e a famosa luta em que Bruce Lee e Chuck Norris se enfrentam no Coliseu.
Em “A Fúria do Dragão” (1972), o enredo enfatiza a primeira das chamadas “Cinco Relações” do Confucionismo, que se estabelece entre pai e filho. Ao voltar para Xangai, o lutador Chen Zhen (Bruce Lee) descobre que seu mestre de kung-fu, Ho-Yuan Chia, foi assassinado. Em busca de vingança, ele acaba enfrentando agentes imperiais japoneses interessados em desestabilizar e conquistar a China.
“Jogo da Morte” (1978) regata outro elemento comum no universo Wuxia, o do herói que enfrenta oponentes sucessivos em um labirinto repleto de câmaras. O filme, que inspirou jogos eletrônicos dos anos 80 como “Yie Ar Kung-Fu” e “Kung-Fu Master”, tem lá sua nota tétrica: concluído após a morte de Bruce Lee, aproveita, como parte do enredo, cenas do funeral do próprio ator. De quebra, traz uma luta com o astro do basquete Kareem Abdul-Jabbar no papel do “Louva-a-Deus, guardião da quinta câmara” – sensacional.
4 filmes do festival Bruce Lee 75 e os horários de exibição no Espaço Itaú
O Dragão Chinês
(Tang shan da xiong. EUA/China, 1971). Direção de Wei Lo.Com Bruce Lee, Maria Yi e James Tien. Jovem enfrenta gangue que ameaça sua família. Ação. 100 min. Classificação indicativa: não fornecida.
Dia 26
Espaço Itaú 1 às 17h30 e 19h30.
Dia 28
Espaço Itaú 1 às 17h30. GGG
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A Fúria do Dragão
(Jing wu men. EUA/China, 1972). Direção de Wei Lo. Com Bruce Lee, Nora Miao e James Tien. Jovem busca vingar a morte de seu professor. Ação. 102 min. Classificação indicativa: não fornecida.
Dia 27
Espaço Itaú 1 às 17h30 e 19h30.
Dia 28
Espaço Itaú 1 às 19h30.
Dia 2
Espaço Itaú 1 às 17h30. GGGG
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Jogo da Morte
(Game of Death. EUA, 1978). Direçãod e Robert Clouse. Com Bruce Lee, Gig Young e Colleen Camp. Estrela de cinema precisa simula a própria morte para encontrar as pessoas que querem matá-lo. Ação. 85 min. Classificação indicativa: não fornecida.
Dia 29
Espaço Itaú 1 às 17h30.
Dia 1.º
Espaço Itaú 1 às 17h30 e 19h30. GGGG
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O Voo do Dragão
(Meng long guo jiang. EUA/China, 1972). Direção de Bruce Lee. Com Bruce Lee, Chuck Norris e Nora Miao. Homem que visita a família na Itália precisa defendê-la de gângsteres. Ação. 100 min.
Classificação indicativa: não fornecida.
Dia 29
ESPAÇO ITAÚ 1 às 19h30.
Dia 30
ESPAÇO ITAÚ 1 às 17h30 e 19h30.
Dia 2
ESPAÇO ITAÚ 1 às 19h30. GGGGG
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