Em apuração realizada na manhã desta terça-feira (8), na Câmara Brasileira do Livro, foram definidos os vencedores das 19 categorias do 48º Prêmio Jabuti, o mais importante da literatura brasileira. Entre os premiados, Gabriel O Pensador, vencedor na categoria Juvenil com "Um garoto chamado Rorbeto"; e o tradutor Mamede Mustafa Jarouche pelo trabalho em o "Livro das mil e uma noites", primeira tradução direta do árabe para o português.
Dois paranaenses também foram laureados. O londrinense Domingos Pellegrini foi vencedor em duas categorias: segundo lugar na categoria romance, por "Meninos no Poder" (Record), empatado com "Menino Oculto" (Record), de Godofredo de Oliveira Neto, e terceiro lugar na categoria poesia, por "Gaiola Aberta" (Bertrand Brasil). O curitibano Mário Araújo ficou em terceiro lugar na categoria contos e crônicas com "A Hora Extrema" (7Letras). O escritor Domingos Pellegrini acredita que a premiação na categoria poesia pode colocar em evidência seu trabalho poético, que começou a ser publicado de forma tardia. "Gaiola Aberta" é seu terceiro livro nesta área.
O escritor Milton Hatoum conquistou o prêmio mais festejado, o primeiro lugar na categoria romance, com "Cinzas do Norte". Na categoria poesia o primeiro lugar foi para Affonso Romana de Sant'Anna, com "Vestígios" (Rocco).
Os leitores do caderno literário Rascunho apostavam em Milton Hatoum (40,9%) e Domingos Pellegrini (27,27%) como favoritos ao prêmio.
A entrega dos troféus e o anúncio dos vencedores do "Livro do Ano - Ficção" e "Livro do Ano - Não Ficção" acontecerão no dia 13 de setembro, na Sala São Paulo da Estação Julio Prestes.
Em 2006 foram inscritos 2.074 livros. Entre as categorias com maior número de títulos inscritos estão: Capa (236); Projeto/Produção Editorial (183); Ilustração de Livro Infantil e Juvenil (182); Infantil (179); Ciências Humanas (145); Contos e Crônicas (141); Romance (115) e Poesia (113).
Deixe sua opinião