Além das séries americanas
Sabe tudo de séries americanas? Então, é hora de explorar boas opções do Velho Mundo
Call the Midwife Líder de audiência na Grã-Bretanha, a série da BBC narra as aventuras de jovens parteiras em ação no East End londrino dos anos 1950.
Happy Valley Outra produção de sucesso da BBC, fala sobre as investigações de uma policial em busca de uma garotinha sequestrada em uma região rural.
Orphan Black Nesta coprodução da BBC America e do canal canadense Space, uma garota criada nas ruas descobre ser clone de mulheres perseguidas por um assassino.
Lillyhammer Produção norueguesa sobre um mafioso americano que, após delatar chefão nos EUA, refugia-se em cidadezinha do país escandinavo.
Southcliffe Minissérie do Channel 4 britânico acompanha os passos de uma jornalista em meio a onda de atentados em sua cidade natal.
Documentários pop
Produções recentes e inéditas nos cinemas brasileiros se destacam
David Bowie: Five Years Entrevistas e imagens raras passam em revista os momentos mais emblemáticos da carreira do ícone da cultura pop.
Good Ol Freda A simpática e discreta Freda Kelly conta histórias sobre seus anos no emprego dos sonhos de muitos fãs dos Beatles: ela foi a secretária dos Fab Four.
Big Star: Nothing Can Hurt Me Trata da conturbada trajetória da banda americana dos anos 1970, Big Star, que não despontou para a fama.
Dear Mr. Watterson Tributo de um fã aos cultados personagens dos quadrinhos Calvin e Haroldo, e a seu recluso criador, o desenhista Bill Watterson.
Blackfish Produção que provocou polêmica ao iluminar os aspectos trágicos e perversos dos parques aquáticos com orcas amestradas.
Cults contemporâneos
Cardápio de produções mais recentes oferece, entre os títulos inéditos, filmes hispano-americanos
Las Brujas de Zugarramurdi Filme do celebrado diretor espanhol Álex de la Iglesia, ainda inédito no Brasil. No clima alegórico de Balada do Amor e do Ódio (2010), mostra assaltantes em fuga cruzando com bruxas canibais.
El Infierno Sucesso de público e crítica no México, o longa de Luis Estrada aborda com humor ácido e muita violência o poder do narcotráfico naquele país.
Antes da Meia-Noite Capítulo final da afetuosa trilogia de Richard Linklater sobre um casal acompanhado da juventude à maturidade.
Azul É a Cor mais Quente Vencedor do prêmio de direção em Cannes, Abdellatif Kechiche encena a calorosa paixão entre duas garotas (as atrizes também foram premiadas), em cidade francesa.
Frances Ha Com passagem discreta pelos cinemas, o filme do americano Noah Baumbach destaca a fascinante jornada de garota em busca de um rumo na vida.
Pelo andar da banda larga, a chamada televisão pela internet consolida-se como efetiva opção de entretenimento. No Brasil, o número de assinantes de serviços de vídeo on demand (VOD) crescem exponencialmente: eram 310 mil em 2011 e são mais de 4 milhões hoje. Em 2017, numa projeção do Dataxis, instituto especializado em pesquisa de audiência de internet e tevê, deverão ser 13 milhões.
A popularização no país do Netflix ilustra esse salto. O mais badalado serviço pago de filmes e seriados sob demanda chegou no segundo trimestre de 2014 a 50 milhões de assinantes em todo o mundo. Sem particularizar números fora dos Estados Unidos (36,2 milhões de clientes), a empresa informa crescimento global de 77% em relação ao mesmo período de 2013.
Além de sua acessibilidade multiplataforma, o Netflix tem como vantagem sobre a concorrência o amplo e diversificado catálogo reforçado por conteúdos próprios como as aclamadas e premiadas séries House of Cards e Orange Is the New Black. Por ter como política, segundo sua assessoria de imprensa, não detalhar quantidade de títulos nem particularidades sobre esse catálogo, o Netflix estimula os usuários a garimpar em seu acervo. Tenta ajudar com sugestões baseadas no perfil de cada espectador, apesar de o recurso, regulado por algoritmos, mostrar apenas parte do que está disponível.
No Brasil, a oferta de grandes clássicos do cinema ainda é tímida e óbvia (a de títulos europeus é quase inexistente). Mas existem opções interessantes em séries, documentários e filmes contemporâneos. Além de listar atrações que valem ser conferidas no Netflix em diferentes gêneros, veja nesta página mais algumas dicas de como aprimorar as ferramentas de busca.
Customize o Netflix
No site do Netflix, procure detalhar gêneros e subgêneros que mais lhe interessam e dar nota aos filmes vistos. Isso vai direcionar os algoritmos nas indicações a serem feitas.
Quando cruzar com um título que lhe pareça atraente, inclua-o na sua lista pessoal. É a forma mais prática de encontrá-lo quando quiser assistir.
Se você não achar um filme pelo título em português, faça a busca pelo original, nome de diretor ou ator.
Muitos filmes, apesar de lançados no Brasil, figuram na lista com seus nomes em inglês. Exemplos: os ótimos documentários Promessas de um Novo Mundo, com o ponto de vista das crianças sobre o conflito entre palestinos e israelenses (procure por Promises). E A Praça, produção indicada ao Oscar, que mostra no calor da hora a recente insurreição popular no Egito (como The Square).
A dica acima vale para encontrar um filme não muito conhecido estrelado pelo galã portenho Ricardo Darín: La Fuga e seu ótimo Abutres aparecem na lista como Carancho.
Se você tem uma banda larga de boa velocidade, configure sua recepção para alta definição (HD). E procure valorizar a obra escolhida com a tela adequada: esqueça o smartphone quanto maior, melhor.
EncontreAjustar as preferências no site do Netlix e buscar títulos por seu nome original ajudam o espectador a encontrar produções a seu gosto. Atrações inéditas no Brasil podem não aparecer no cardápio principal de sugestões do serviço apresentado ao espectador.
Brasil está mais perto de “estocar vento” (e sol): primeiro leilão é esperado para 2025
Fim do marxismo nas escolas? Os planos de Trump para erradicar a agenda woke dos EUA
A Califórnia está abandonando a esquerda
De universidade sem energia a imposto sobre painel solar, governo deixa brasileiros no escuro
Deixe sua opinião