Do colinho da mamãe para a cama de uma gostosona até passar pela crise de ciúme da ex-mulher. O Gatão da Meia-Idade parece não ter jeito. Há 12 anos "expondo" suas fraquezas e conquistas em tirinhas de jornal, o personagem de Miguel Paiva finalmente ganha vida na tela e mostra que o homem da barriguinha de chope e das crises existenciais não muda.

CARREGANDO :)

"Gatão da Meia-Idade" chega aos cinemas esta sexta-feira trazendo toda a essência dos quadrinhos graças à bela atuação de Alexandre Borges. O ator chegou a engordar para o filme e aceitou exibir um cafona rabinho de cavalo para encarnar o gatão Cláudio.

E qual foi a reação do criador em ver sua criatura em carne-e-osso?

Publicidade

- O gatão de Alexandre é exatamente o que eu imaginava. E tudo aquilo que eu deixava para a imaginação do leitor ele realiza - diz Miguel orgulhoso da sua cria na tela.

Para o cartunista, Alexandre assume no corpo os "temperamentos do Gatão".

- Aquela hora que ele entra na aula de balé da filha na ponta dos pés para não ser notado achando que não vai atrapalhar e, claro, acaba atrapalhando, é um exemplo de como Alexandre tem o tempo certo e a expressão do personagem. O Gatão tem a consciência de que é sempre um pouco demais - exemplifica Paiva.

O cartunista participou do roteiro do filme dirigido por Antônio Carlos Fontoura, conhecido pelo longa "A Rainha Diaba", com Milton Gonçalves, de 1974. Paiva selecionou tirinhas desde o início da criação do Gatão e passou quatro anos debruçado no novo trabalho. O resultado foi a alteração do roteiro já pronto para incluir uma personagem recém-criada para as tirinhas.

Era Sandrão, a ex-amante e amiga motoqueira e valentona de Gatão, que no filme é interpretada por Cristiane Oliveira. Além dela, todos tipos de mulheres que rondam a vida de Gatão nas tiras estão na adaptação. A mulher executiva que surpreende em só querer sexo, a ninfeta que estuda no colégio da filha, a ex-mulher e seu novo namorado e, claro, a filha adolescente.

Publicidade

- Todos os conflitos do Gatão no filme vieram das tiras - conta Miguel Paiva, que chamou a mulher para fazer o papel da namorada mais velha do personagem, a atriz Ângela Vieira.

Além de Ângela e Cristiane Oliveira, outras belas mulheres enchem a tela de Gatão. Estão lá Rita Guedes, Flávia Monteiro, Alexia Dechamps, Paula Burlamaqui, Júlia Lemmertz, entre outras.

E para quem acha que as crises existenciais do homem de 40 anos não rende mais assunto, pode esperar o Gatão atacando mais por aí. Para Miguel Paiva, o personagem rende um seriado de TV ou uma continuação no cinema.

- Me agrada muito a idéia de fazer um filme baseado no livro "Cama de gato" (coletânea de tirinhas do gatão de Meia-Idade). São 30 histórias de Gatão com as mulheres e até com homem... Calma, nada "Brokebak Mountain". É de um homem que acordou do lado dele. E quero aproveitar mais a Sandrão.

Publicidade