O personagem Zé Colmeia – Yogi Bear em inglês, ou “Urso Yogi” –, criado pelo estúdio Hanna-Barbera, teria sido inspirado num dos maiores jogadores de beisebol de todos os tempos, Yogi Berra (1925-2015), morto nesta quarta-feira (23), nos EUA.
Berra ficou famoso por jogar para os Yankees de Nova York, mas também por cunhar frases que se tornaram expressões conhecidíssimas em língua inglesa.
O atleta chegou a processar Hanna-Barbera por difamação, mas o argumento do estúdio na época foi de que os nomes eram só uma coincidência. Hoje, existem fontes que afirmam que Zé Colmeia foi, sim, inspirado em Berra.
A mais importante delas talvez seja a que Berra disse no finalzinho de uma partida em que seu time na época, o New York Mets, estava perdendo: “O jogo só acaba quando termina” (“It ain’t over till it’s over”). A expressão só ficou famosa, claro, porque Berra e os Mets conseguiram virar o placar e vencer o jogo.
No obituário publicado pelo “New York Times”, Bruce Weber cita várias frases de Berra (a versão em inglês vai entre parênteses para compensar as traduções). Aqui vai uma seleção de cinco:
“Dá para observar muitas coisas só vendo.”
(“You can observe a lot just by watching.”)
“Se você não consegue imitar o cara, pare de copiar ele.”
(“If you can’t imitate him, don’t copy him.”)
“Quando você encontrar uma bifurcação, pegue ela.”
[Ele queria dizer que qualquer um dos caminhos dava na casa dele.]
(“When you come to a fork in the road, take it.”)
“Ninguém mais vai lá. É muito cheio de gente.”
(“Nobody goes there anymore. It’s too crowded.”)
“O jogo só acaba quando termina.”
(“It ain’t over till it’s over”)