Maurice White, um dos fundadores e líder da banda Earth, Wind & Fire, morreu na quinta-feira (4), em Los Angeles, aos 74 anos. A informação foi confirmada por Verdine White, irmão de Maurice. O músico sofria de mal de Parkinson.
Nascido em 1941, em Memphis, Maurice foi para Chicago na adolescência. Começou a trabalhar como baterista da gravadora Chess Records e, em 1967, fez parte do Ramsey Lewis Trio.
Dois anos depois, ele se junta a dois amigos - Wade Flemons e Don Whitehead- e, sob o nome de Salty Peppers, o trio assina contrato com a gravadora Capitol Records. Maurice não gostava do nome da banda e, baseado no próprio signo -Sagitário, cujo elemento de regência natural é fogo com regências sazonais em terra e ar-, mudou o nome para Earth, Wind & Fire.
Naquele mesmo ano de 1969, entram na banda o vocalista Sherry Scott e o percussionista Phillard Williams. Verdine assume o baixo no ano seguinte e a banda passa a contar com Michael Beale na guitarra, Chester Washington na bateria, Leslie Drayton no trompete, Alex Thomas como trombonista, e Flemons nos vibes, piano elétrico e vocais.
O primeiro álbum de estúdio -”Earth, Wind & Fire”- sai em 1970. No ano seguinte, outro disco: “The Need Is Love”, com o single “I Think About Lovin’ You”.
A banda rompeu logo após o segundo álbum. Restaram apenas os irmãos White. Em seguida vieram Jessica Cleaves nos vocais, Ronnie Laws no saxofone, Roland Bautista na guitarra, Larry Dunn nos teclados, Ralph Johnson na percussão e Philip Bailey nos vocais e percussão.
A nova formação de Earth, Wind & Fire lança, agora pela Columbia CBS, o disco “Last Days and Time”, com canções como “Where Have All The Flowers”, “Make It With You” e “Power” -nesta última há o som de kalimba, instrumento musical africano que é marca registrada do grupo até hoje.
Em 1973, eles lançaram “Head To The Sky” com dois grandes sucessos: “Evil” e “Keep Your Head To The Sky”. No ano seguinte, o álbum “Open Our Eyes” trazia canções como “Mighty Mighty” e “Devotion”, também obras de renome da banda.
No mundo todo, Earth, Wind & Fire vendeu mais de 90 milhões de discos, recebeu seis prêmios Grammy e, em 2000, ganhou um espaço no Rock & Roll Hall of Fame.
Bolsonaro e mais 36 indiciados por suposto golpe de Estado: quais são os próximos passos do caso
Deputados da base governista pressionam Lira a arquivar anistia após indiciamento de Bolsonaro
Enquete: como o Brasil deve responder ao boicote de empresas francesas à carne do Mercosul?
“Esmeralda Bahia” será extraditada dos EUA ao Brasil após 9 anos de disputa
Deixe sua opinião