O ator inglês Frank Finlay, conhecido pelos filmes “Othello”, “Os Três Mosqueteiros” (1973) e “O Pianista”, morreu neste sábado (30), aos 89 anos, informou um comunicado em seu site oficial.
Segundo o jornal britânico “The Guardian”, ele teve insuficiência cardíaca, após uma curta doença, e morreu em casa, em Surrey, na Inglaterra, cercado pela família.
Em uma carreira de mais de 60 anos, Finlay fez teatro, cinema e TV. Em “Os Três Mosqueteiros”, atuou ao lado de Oliver Reed e Richard Chamberlain.
Por “Othello”, recebeu indicações ao Oscar, Globo de Ouro e Bafta (a mais importante premiação inglesa do cinema). No filme, adaptação de uma das peças mais famosas de William Shakespeare, ele interpretou Iago, antagonista do papel-título, vivido por Laurence Fishburne.
O ator também estrelou a série de televisão “Bouquet of Barbed Wire”, de 1976, considerada como um dos dramas mais controversos da época, por tratar simultaneamente de dinâmicas familiares e sexuais.
Na TV britânica, participou ainda das séries “Casanova” (1971), “Play for Today” (1970-1981) e “The Memoirs of Sherlock Holmes” (1994).
O ator deixa dois filhos e seis netos.
Lula vai trabalhar crise dos deportados internamente sem afrontar Trump
Delação de Mauro Cid coloca Michelle e Eduardo Bolsonaro na mira de Alexandre de Moraes
Crise do Pix, alta de alimentos e Pé-de-Meia mostram que desconfiança supera marketing de Lula
Tiro no “Pé-de-Meia”: programa pode levar ao impeachment de Lula; ouça o podcast