O cartunista britânico Ronald Searle, conhecido sobretudo por suas tirinhas sobre o internato para meninas Saint Trinian's, morreu aos 91 anos, anunciou sua família nesta terça-feira.
Searle morreu dia 30 de dezembro, depois de uma breve doença, em sua casa de Draguignan, no sul da França, país em que vivia desde 1961, informou a família em um comunicado.
Nascido dia 3 de março de 1920 em Cambridge, na Inglaterra, Searle começou a desenhar aos cinco anos e aos 15 vendeu seu primeiro esboço.
Em 1941, enquanto servia no corpo de engenheiros reais durante a Segunda Guerra Mundial, vendeu sua primeira tira sobre as aventuras de Saint Trinian's à revista Lilliput.
Embora também tenha colocado no papel os horrores do campo onde esteve preso até o final da guerra depois de ser capturado pelos japoneses durante a queda de Cingapura, Searle será principalemente lembrado por suas colegiais revoltadas, que inspiraram livros e filmes.
A partir de 1950, Searle trabalhou para a publicação satírica Punch e para os jornais Tribune, Sunday Express e News Chronicle, aos quais posteriormente se somaram as revistas americanas The New Yorker, Life, e uma vez na França, o jornal Le Monde.
Além disso, ao longo de sua versátil e prolífica carreira, Searle ilustrou livros sobre gatos e viagens, criou desenhos animados para estúdios como Walt Disney e desenhou moedas e medalhas comemorativas.
O ilustrador, que foi casado em duas ocasiões, era pai de gêmeos.
Moraes eleva confusão de papéis ao ápice em investigação sobre suposto golpe
Indiciamento de Bolsonaro é novo teste para a democracia
Países da Europa estão se preparando para lidar com eventual avanço de Putin sobre o continente
Em rota contra Musk, Lula amplia laços com a China e fecha acordo com concorrente da Starlink
Deixe sua opinião