• Carregando...
O ator Andy Griffith (à esquerda) recebe medalha das mãos do então presidente dos EUA Geroge Bush, em novembro de 2005 | Mandel Ngan/AFP Photo
O ator Andy Griffith (à esquerda) recebe medalha das mãos do então presidente dos EUA Geroge Bush, em novembro de 2005| Foto: Mandel Ngan/AFP Photo

O ator Andy Griffith, um dos mais respeitados da velha guarda da televisão americana, morreu nesta terça-feira (3) aos 86 anos, em sua casa, em Roanoke Island, na Carolina do Norte (EUA). A causa da morte ainda não foi divulgada.

A notícia foi dada por um amigo próximo de Griffith, logo após uma ambulância ter chegado à residência do homem que ficou conhecido como "o xerife mais querido dos Estados Unidos" por causa de seu papel em "The Andy Griffith Show", um policial boa praça da pequena cidade de Mayberry.

Griffith começou a carreira em novelas radiofônicas e no teatro. Foi descoberto pelo diretor Elia Kazan, que o chamou para ser o protagonista do drama "Um Rosto na Multidão", de 1957.

Já na década de 1960, assumiu o papel principal na série de TV "The Andy Griffith Show". O programa teve oito temporadas de sucesso, foi a estreia como ator do pequeno Ron Howard, que ganharia fama como diretor de filmes como "Uma Mente Brilhante" (2001), e influenciou até uma música do Nirvana - "Floyd The Barber", do primeiro disco da banda, "Bleach", é uma homenagem a um barbeiro da série.

Andy Griffith voltou aos holofotes na década de 1980 como um advogado genial na série televisiva "Matlock", que só foi encerrada em 1995. O ator, na sexta temporada, chegou a assumir os créditos de produtor, diretor e roteirista do drama.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]