Quando o ator Charlie Sheen anunciou no ano passado que tinha HIV, dispararam as buscas no Google nos Estados Unidos para procurar informações sobre o vírus que causa a aids – disseram pesquisadores nesta segunda-feira (22).
“Assim como ocorreu quando celebridades como Rock Hudson e Magic Johnson divulgaram que eram soropositivos, a revelação de Sheen aumentou a tomada de consciência e a prevenção do HIV” disse o relatório publicado na revista de medicina “Journal of the American Medical Association” (JAMA).
Como o anúncio de Sheen aconteceu há alguns meses (o ator revelou a condição ao programa “Today”, da NBC, em 17 de novembro), é muito cedo para dizer se a busca pela informação derivou numa redução dos diagnósticos de HIV.
Mas a pesquisa mostra que a notícia de Sheen “corresponde ao maior número de pesquisas do Google relacionadas ao HIV registrado nos Estados Unidos em um dia”, diz o texto.
“A quantidade de pesquisas sobre HIV foram 417% maiores do que o habitual no dia da divulgação da notícia”, acrescenta.
A cobertura noticiosa do HIV diminuiu na última década. Notícias relacionadas a histórias sobre o vírus da imunodeficiência humana caíram de 67 em cada 1.000 em 2004 para 12 histórias para cada 1.000 em 2015, segundo o estudo.
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