Todo menino sonha em se tornar um super-herói quando crescer. Para Andrew Garfield, o sonho se tornou realidade em "O Espetacular Homem-Aranha", um dos filmes mais esperados da temporada. E embora vagar pelas ruas de Nova York como um lutador adolescente contra o crime fosse uma dose de adrenalina, vestir a famosa roupa azul e vermelha foi angustiante para o ator de 26 anos.
"Estou aterrorizado em assumir esse papel porque significa tanto para mim, então eu sei o quanto significa para outras pessoas", Garfield disse a repórteres, numa entrevista coletiva para divulgar o filme.
"O Espetacular Homem-Aranha", que entra em cartaz nos cinemas dos Estados Unidos em 3 de julho, reinicia a franquia moderna de filmes que começou em 2002 com "Homem-Aranha", estrelado por Tobey Maguire no papel do "cabeça de teia".
A franquia levantou cerca de 2,5 bilhões de dólares nos cinemas, e para o quarto filme seus produtores decidiram dar um novo aspecto à série, trazendo um novo diretor e contratando Garfield para substituir Maguire, 36.
"O Espetacular Homem-Aranha" é cheio de ação. Mas também investiga as origens do adolescente Peter Parker e narra sobre o super-herói que Parker, de 17 anos, se torna, afirmou o diretor Mark Webb aos jornalistas.
Conhecido pela comédia romântica "500 Dias com Ela", Webb disse que queria contar a história da origem de Parker porque o personagem é um garoto comum com problemas normais que todos podem ter, mas que consegue enfrentar os que o intimidam.
Webb também queria explorar o passado de Parker como uma criança que é abandonada por seus pais e criada pelos tios para abrir outras histórias do Homem-Aranha para filmes futuros.
"O Homem-Aranha é um personagem perene", disse Webb. "Não é como Harry Potter que tem uma história fechada. Há uma história de 50 anos nos quadrinhos do Homem-Aranha."
O diretor disse que ele contratou o astro de "A Rede Social" para o papel principal por causa de sua "seriedade emocional", "capricho" e "incrível estamina física... tudo em alguém que atua de modo convincente que é um adolescente."
"O Espetacular Homem-Aranha" é o primeiro grande papel de Garfield, que nasceu em Los Angeles, foi criado na Inglaterra e já demonstrou muita capacidade de atuação. Recentemente, foi nomeado ao prêmio Tony por sua atuação numa nova montagem da Broadway do clássico "A Morte do Caixeiro Viajante".