O prefeito da cidade belga de Estaimpuis, para onde o ator francês Gerard Depardieu se mudou para escapar do sistema tributário de seu país, protagoniza um cômico vídeo, publicado nesta quarta-feira, no qual aparece disfarçado de Asterix para preparar as boas-vindas a seu amigo Obelix.
O responsável pelo município, Daniel Senesael, aproveitou a gravação com a qual tradicionalmente deseja um bom ano aos trabalhadores municipais, para fazer referência à mudança do ator francês ao pequeno muncípio de Néchin, dependente de Estaimpuis, a um quilômetro da fronteira com a França.
No vídeo divulgado no Facebook, Senesael percorre a prefeitura para pedir aos empregados que assegurem que nada irá faltar na festa de boas-vindas de Obelix, personagem que Depardieu interpretou diversas vezes.
"Não esperamos Obelix para saber como vão as coisas com os franceses, ricos ou não, que se instalam aqui. E tudo funciona perfeitamente. Sobre Obelix, não estranharia vê-lo tomando algo no bar da esquina", disse o prefeito, segundo a agência Belga.
O prefeito afirma, além disse, que graças à mudança de Depardieu para Néchin, "milhões de franceses" podem apontar a cidade em um mapa.
"Se um turista perguntar onde se encontra a catedral de Tournai, ele dirá que se encontra justo ao lado de Estaimpus", brinca na gravação.
O recenseamento de Depardieu na Bélgica gerou uma grande polêmica na França, onde o gesto foi tachado de "não solidário" por personalidades políticas.
O ator manterá a nacionalidade francesa, mas demonstra oficialmente que passa a metade do ano na Bélgica e pagará seus impostos em Néchin, onde no final de 2012 comprou uma casa.