O presidente francês, Nicolas Sarkozy, visitou nesta quinta-feira a clínica onde, segundo a mídia francesa, a primeira-dama Carla Bruni deu à luz uma menina, primeiro bebê do casal. É a primeira filha de Sarkozy, que já tem três filhos de outros dois casamentos: Pierre, Jean e Louis. Aos 56 anos, o presidente também tem um neto. A filha é também a primeira de Carla, que já é mãe de um menino. Nenhuma foto da menina foi divulgada até agora.
Sarkozy não acompanhou o parto. Ele passou o dia na Alemanha para uma reunião com a chanceler Angela Merkel, e o presidente do Banco Central Europeu, Jean-Claude Trichet. Ele deverá manter sua viagem à região francesa da Normandia, programada para esta quinta.
Segundo amigos do casal, Carla chegou de manhã à clínica de La Muette, no elegante XVI distrito de Paris, mas só deu à luz às 19h (horário local). O sexo do bebê foi uma surpresa também para os pais. De acordo com Carla, eles não quiseram ter a notícia durante os 9 meses de sua gravidez, sempre tratada com discrição pelo casal.
Partidários de Sarkozy esperam que o nascimento dê novo fôlego para a candidatura do presidente à reeleição, que será disputada daqui a seis meses. Pesquisas indicam larga vantagem para seu adversário, o socialista François Hollande, escolhido no domingo.
Embora a criança possa ser um trunfo para o presidente, o Palácio do Eliseu não confirmou até agora a notícia do nascimento. O governo havia anunciado que não se pronunciaria sobre o assunto. Desde as primeiras aparições de Carla com barriga de grávida, muito mistério foi feito, inclusive sobre a saúde da primeira-dama, que tem 43 anos.
As especulações sobre o nascimento aumentaram há 15 dias, quando um forte esquema de segurança foi montado na Rue Nicolo e nas vias próximas à clínica, que reservou seu melhor quarto a Carla. Na tarde de quarta, durante meia hora, ela recebeu a visita de Sarkozy.
O presidente chegou num comboio oficial antes de partir para a Alemanha, e retornou à clínica após o fim do encontro com Merkel, às 23h. Foi a primeira vez que um presidente francês teve um filho estando no cargo.
Perseguição a Van Hattem agrava ataque à imunidade parlamentar no Brasil
Mudança na composição da Câmara vira queda de braço entre bancadas e decisão pode ficar com TSE
STF e as decisões sobre vínculo dos trabalhadores de aplicativos; ouça o podcast
Congresso mantém queda de braço com STF e ameaça pacote do governo