O ator Arnold Schwarzenegger mostrou ao povo de sua terra natal que pode ser considerado como uma espécie de profeta, isso ao retornar à Áustria para inaugurar um museu sobre sua vida e filosofia de vida: o êxito através do esforço.
O "Exterminador do Futuro" é tido como o austríaco mais famoso do mundo, com permissão de Mozart e da imperatriz Sisi. A afirmação foi comprovada com uma recepção calorosa, realizada nesta sexta-feira na pequena localidade de Thal bei Graz, a cerca de 200 quilômetros ao sul da capital Viena.
O prefeito e o governador da região de Estíria, além de Werner Faymann, chanceler da Áustria, receberam o ator e ex-governador da Califórnia na inauguração do Arnie's Life, o único museu do mundo dedicado à figura de Schwarzenegger.
O ator espera que o museu não sirva apenas para mostrar objetos que fazem parte de sua vida, mas para transmitir sua mensagem e sua "filosofia de vida": o êxito através do esforço.
"O museu é para mim um símbolo da vontade, que cada um tem uma oportunidade na vida", disse Schwarzenegger, que com 21 anos de idade deixou a Áustria com destino aos Estados Unidos, onde se consagrou como fisioculturista, ator e, finalmente, político.
"Todo mundo pode conseguir. Meu êxito pessoal não tem relação com os milhões ou com a exposição na imprensa. O êxito pessoal é o resultado da determinação, do trabalho duro e do aprimoramento", declarou o ator em alemão com forte sotaque americano.
Schwarzenegger estava acompanhado de Patrick, um dos quatro filhos de seu casamento com Maria Shriver, mesma mulher que se divorciou no último mês de maio.
O jovem, para surpresa geral, despertou mais gritos de admiração entre as meninas que seu famoso pai. O sobrinho Patrick Knapp, filho de seu falecido irmão, também esteve presente.
O museu, que já estava aberto para visitações, foi uma iniciativa pessoal de vários amigos da estrela de Hollywood para transformar a casa onde nasceu e passou sua adolescência na primeira exposição permanente dedicada a sua pessoa.
Na casa, destacam-se inúmeros objetos do ator, como: cama, pesos, equipamentos de treino, fotos de sua infância, uma réplica de sua escrivaninha de governador, um "Exterminador do Futuro" em tamanho natural e a moto usada neste filme.
No jardim da casa, Schwarzenegger descobriu nesta sexta-feira uma estátua em tamanho natural que lhe representa em uma pose de fisioculturista. A obra é assinada pelo artista Ralph Crowford.
"As raízes estão no coração e não no solo", declarou à Agência Efe Helmut Gombocz, um dos criadores do museu, ao alegar que Schwarzenegger nunca perdeu contato com seu povo.
O certo é que sua figura é presente no pequeno povoado, de apenas dois mil habitantes. Seja em um mural no colégio, na galeria de retratos e nas fotos que enfeitam o Thalersee, um dos restaurantes locais, Schwarzenegger é praticamente onipresente no vilarejo.
A família Kling, proprietária da casa, exibe orgulhosamente fotos de "Arnie" degustando pratos locais e os saudando afetuosamente. Na noite anterior a inauguração, a família chegou a esperar uma visita surpresa, que não ocorreu. O fato decepcionou alguns de seus velhos companheiros de escola, que acreditavam em um possível encontro com o amigo famoso.
O encontro não foi possível porque a estrela de Hollywood não teve tempo após sua chegada. "Arnie" visitou o túmulo de sua mãe, deu um passeio com seu filho pela cidade e, no final da noite, provou alguns dos famosos exemplares da "rota do vinho" da Estíria.
Já nesta sexta, quase não houve tempo para os tradicionais discursos antes da cerimônia de inauguração. Foi remover o pano da estátua, cumprimentar alguns presentes e depois sair novamente em direção ao aeroporto.
Mesmo cobiçado por vários partidos austríacos, para que se envolva na política do país, Schwarzenegger não assume nenhum compromisso. Para seus antigos vizinhos essa ideia já foi descartada. "Se a Áustria ficou pequena para Arnie com 21 anos, dificilmente ele voltará agora".
Deixe sua opinião