George Clooney foi a estrela de segunda-feira no que está sendo chamado de o maior evento no exterior para arrecadar fundos para o Partido Democrata norte-americano a fim de ajudar o presidente Barack Obama a vencer a reeleição.
O ator e ativista norte-americano, que viajou de carro de sua residência à beira do lago de Como, na Itália, chegou a Genebra para uma recepção particular seguida por um jantar de gala.
Estima-se que cerca de 500 mil dólares sejam arrecadados para o cofre da campanha de Obama, enquanto ele se esforça para manter o ritmo de financiamento de seu rival, o republicano Mitt Romney, informaram fontes próximas à campanha de Obama.
Ao menos cem simpatizantes norte-americanos pagaram mil dólares cada para participar da recepção com champanhe organizada em um museu. Cerca de 35 doadores pagaram 15 mil dólares por prato para um jantar gourmet com Clooney, afirmaram as fontes.
O grupo Democrats Abroad Switzerland, o braço suíço do Partido Democrata dos EUA, afirmou em um comunicado que o evento deverá ser o "evento de arrecadação mais importante" fora dos Estados Unidos para a campanha de Obama.
Alguns participantes falaram que esse seria o maior evento de arrecadação dos democratas no exterior de toda a história.
Clooney, de 51 anos, deveria falar durante a reunião, assim como Matthew Barzun, presidente do fundo Obama Victory Fund, e o organizador Charles Adams, um advogado norte-americano baseado em Genebra.
Os simpatizantes dispostos a pagar 5 mil dólares tiravam uma foto com o ator e diretor de Hollywood - que não estava acompanhado pela namorada Stacy Keibler.
Clooney já participou de uma arrecadação de fundos em sua casa em Los Angeles em maio, e conseguiu levantar quase 15 milhões de dólares em um evento no qual Obama classificou seu apoio ao casamento de pessoas do mesmo sexo de "extensão lógica" de sua visão para o país.
O evento de Genebra é praticamente uma cópia de outro promovido na mesma cidade há quatro anos, com Clooney, que arrecadou centenas de milhares de dólares para ajudar colocar Obama na Casa Branca.
A campanha de Obama para obter a reeleição na votação de 6 de novembro tem enfrentado dificuldades para manter o entusiasmo da corrida de 2008 e para competir financeiramente com as centenas de milhões de dólares arrecadadas por grupos conservadores conhecidos como os super-PACs.
Em julho, Romney e o Partido Republicano conseguiram 101 milhões de dólares, superando Obama pelo terceiro mês consecutivo. Obama e os democratas arrecadaram 75 milhões de dólares.
Lula tenta se aproximar do favorito à presidência da Câmara, mas Hugo Motta quer independência
Maduro fala em usar tropas do Brasil para “libertar” Porto Rico; assista ao Sem Rodeios
Guinada da Meta pode forçar desvio de rota de STF e Lula quanto à censura nas redes
Claudia Leitte e o nome de Jesus: um caso de perseguição religiosa
Deixe sua opinião