Caixa Cultural (R. Conselheiro Laurindo, 280). 3 de março, às 20h. Ingressos à venda a partir de 28 de fevereiro . R$ 10 e R$ 5.
Autor do samba “Mulheres”, sucesso na interpretação de Martinho da Vila, o cantor e compositor Toninho Geraes abre na próxima terça-feira (3), na Caixa Cultural, a terceira temporada do Samba de Bamba – projeto de apresentações mensais, de março a dezembro, de músicos importantes no cenário atual do samba brasileiro.
No show em que irá mostrar um apanhado de sua carreira, Toninho será acompanhado pelo quinteto que lhe serve de banda de apoio nas apresentações semanais no bar Carioca da Gema, na Lapa, no Rio de Janeiro.
No palco da Caixa, Toninho vai mostrar sucessos como “Uma Prova de Amor” (gravada por Zeca Pagodinho), e “Me Leva” (gravada por Agepê e Diogo Nogueira), músicas de seu disco mais recente, Tudo que Sou, e claro, “Mulheres”. Perguntado se já tinha realmente conhecido todas as mulheres que cita na canção, Geraes faz blague. “Faltaram algumas.Ter músicas gravadas por nomes como Zeca e Martinho é muito especial”, avalia.
De acordo com o curador do Samba de Bamba, o jornalista e produtor Rodrigo Browne, a terceira temporada do projeto pretende mostrar que o ritmo brasileiro há muito tempo transcendeu as fronteiras de rodas de samba consagradas no Rio de Janeiro.
“Convidamos expoentes do autêntico samba brasileiro, que têm o compromisso de apresentar composições que respeitam nosso passado cultural e que, ao mesmo tempo, mostram que é possível renovar o samba, sem descaracterizá-lo”, diz Browne.
Em 2015, vão passar pela cidade sambistas de Minas Gerais, Bahia, São Paulo, Pernambuco, Brasília e Rio. “São artistas com repertório de samba verdadeiro, que não precisam do adjetivo ‘de raiz’. Samba é samba”, afirma.
Os shows têm formato semelhante ao programa Samba de Bamba, que Browne apresenta na rádio e-Paraná FM, em que os convidados escolhem seus sambas prediletos. “No palco, cada artista vai fazer o mesmo, contando o porquê de suas escolhas e quais são suas influências.” (SM)
Julgamento do Marco Civil da Internet e PL da IA colocam inovação em tecnologia em risco
Militares acusados de suposto golpe se movem no STF para tentar escapar de Moraes e da PF
Uma inelegibilidade bastante desproporcional
Quando a nostalgia vence a lacração: a volta do “pele-vermelha” à liga do futebol americano
Deixe sua opinião