A variedade de ritmos da música latina será abordada nesta terça-feira (9) na terceira edição do projeto Ciclo de Música. A palestra será com o cineasta e pesquisador cultural Geraldo Pioli, na Megastore da Livrarias Curitiba, no shopping Estação.
Conforme Pioli, o resultado musical da mistura de índios, europeus e negros é diferente em cada país do continente. "Na Argentina, muita gente imagina que só existe o tango, mas eles têm outros ritmos como a chacarera, a cancion, a milonga, a zamba e o chamamé. Já os uruguaios têm o candombe e o pericón, enquanto o Paraguai aprecia a guarânia e a polka", comentou o pesquisador.
Para compor a palestra, Pioli vai falar sobre ritmos como a zambacueca, que é tocada no Chile; a saya, o huyño e o carnavalito boliviano; a marinera, vals, festejo e lando peruano; o sanjuanito, o pasillo, a pasacalle e tonada equatoriana; a cumbia, o bambuco e o vallenato colombiano e o joropo, a parranda e os llaneros, da Venezuela. Outros ritmos da Costa Rica, Panamá, México, República Dominicana, El Salvador, Cuba, Porto Rico, Nicarágua, Honduras e Guatemala também vão ser mostrados no evento.
Serviço: "Música Latino Americana" com Geraldo Pioli. Terça-feira (9), às 19h. Livrarias Curitiba Megastore do Shopping Estação. Entrada franca.
Lula tenta se aproximar do favorito à presidência da Câmara, mas Hugo Motta quer independência
Guinada da Meta pode forçar desvio de rota de STF e Lula quanto à censura nas redes
Enquete: você acredita que a censura nas redes sociais vai acabar após a declaração de Zuckerberg?
Maduro sugere uso de tropas do Brasil para “libertação” de Porto Rico
Deixe sua opinião