• Carregando...

A produção dos cartunistas paranaenses pode ser vista no Aeroporto Internacional Afonso Pena, onde acontece a mostra de história em quadrinhos promovida pela Gibiteca de Curitiba. A exposição é em comemoração ao Dia do Quadrinho Nacional, festejado no dia 30 de janeiro.

A mostra reúne 52 trabalhos realizados pelos cartunistas paranaenses Antonio Eder, Irapuan Luiz da Costa Silva (Irapuan), Fulvio Pacheco, Adilson Orikassa, Alan Ledo, Benet Alberto de Macedo (Benett) e José Aguiar. As obras podem ser apreciadas até o dia 11 de fevereiro, com entrada franca.

Data

O Dia do Quadrinho Nacional foi instituído há 22 anos pela Associação de Quadrinhistas e Cartunistas do Estado de São Paulo para lembrar que nesse dia, em 1869, foi publicada a primeira história em quadrinhos brasileira. O trabalho apareceu nas páginas do jornal Vida Fluminense, com o personagem fixo Nhô Quim, criado por Ângelo Agostini. O italiano Agostini (1843 – 1910), estudou desenho em Paris e imigrou para o Brasil em 1859. Em São Paulo, iniciou a carreira de jornalista e ilustrador na revista O Diabo Coxo (1864), na qual suas primeiras charges e histórias ilustradas – sem seqüências, nem personagem fixo – foram publicadas.

Produção

A iniciativa da Gibiteca de Curitiba em promover a exposição alusiva ao Dia do Quadrinho Nacional enfatiza o trabalho da unidade da Fundação Cultural de Curitiba, que oferece, para empréstimo, mais de 40 mil títulos de todos os gêneros, e promove cursos, oficinas de criação, exposições, palestras, lançamentos e encontros de RPG.

Os 23 anos dedicados à divulgação e valorização da História em Quadrinhos colocam a Gibiteca de Curitiba como referência nacional na formação de leitores e profissionais da área.

Confira o roteiro de exposições

Serviço: Exposição alusiva ao Dia do Quadrinho Nacional, promovida pela Gibiteca de Curitiba, com a participação de cartunistas paranaenses. Aeroporto Internacional Afonso Pena (São José dos Pinhais – fone: (41) 3381-1515). De 27 de janeiro a 11 de fevereiro de 2006. Entrada franca.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]