O Sesc Centro de Curitiba recebe, a partir de amanhã, uma mostra, voltada especialmente ao público escolar, com o objetivo de ensinar, na prática, História da Arte. Pós-Impressionismo e as Origens da Pintura Moderna é uma exposição de reproduções ampliadas das principais obras do movimento artístico do final do século 19, cujos reflexos se estenderam, também, na arquitetura e comunicação visual, além de ter sido um passo importante para o surgimento do modernismo e de vertentes da arte contemporânea.
Entre os artistas presentes na mostra estão Paul Gauguin, Georges Seurat, Vincent Van Gogh, Edvard Munch, Henri Matisse, Paul Cézanne e Henri de Troulouse-Lautrec, representando algumas das principais correntes do pós- impressionismo.
"A idéia é ser didática e é importante deixar claro que não são as obras originais, mas reproduções fotográficas gigantes, colocadas num contexto que tem a intenção de ensinar as crianças. Mas a mostra é aberta a todos os interessados", explica Uziara Dornelles Vieira, técnica de atividades do Sesc Centro, em Curitiba.
A partir de amanhã, começam as visitas monitoradas. Avisadas com antecedência, as escolas curitibanas já ocuparam praticamente todos os horários destinados ao ensino prático. Ao chegar, explica Uziara, as crianças terão acompanhamento de monitores especialmente preparados para o trabalho. As visitas serão intercaladas por oficinas nas quais os visitantes serão estimulados a criar suas próprias obras, a partir das técnicas que serviram de base para o artista. "Para criadores como Van Gogh e Gauguin, que trabalham com luzes e texturas, por exemplo, vamos fornecer lanternas, lápis e tintas para o exercício da criatividade. Em outras, elas receberão estamparia, e assim por diante", informa a responsável pela mostra em Curitiba, comentando que cada oficina terá uma média 30 minutos de duração, de manhã e à tarde. Os horários com oficinas e monitoração serão das 9 às 11h30 e das 14 às 16h30. À noite, não estão previstas monitoração nem oficinas. "Está praticamente tudo reservado. Hoje (sábado) só temos vaga nos dias 10 e 8. Mas, quem não marcou, pode vir e participar dos grupos já agendados", assegura Uziara.
Os monitores são formados em Artes em faculdades da cidade. "Somos seletivos. Como já temos trabalhado dessa forma, vamos observando os com melhor desempenho", diz. Por conta da preparação de monitores e contatos com as escolas, a organização da mostra em Curitiba está sendo feita há pelo menos dois meses. Nos dias 15 e 17 de agosto, haverá também a conferência Arte na Educação Ambiental e Não-Formal. "Ficamos um pouco tensos com relação a adesão das escolas por conta das férias, mas nos surpreendemos com o retorno", comemora Uziara.
A mostra iniciativa do Sesc Nacional, com curadoria de Zuzana Paternostro é itinerante e, até dezembro, terá passado por Cascavel, Umuarama, Guarapuava, Paranaguá, Toledo, Campo Mourão, Portão, Francisco Beltrão e Ponta Grossa. São 40 reproduções de obras pertencentes a importantes instituições mundiais, como a Collection Kröller-Müller (Otterlo-Holanda), Foundation Bono (Oslo-Noruega), Foundation Mucha (Londres-Inglaterra), Munch Musset (Oslo-Noruega), Musée de la Publicité (Paris-França), Musée Toulouse-Lautrec (Albi-França), Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand (São Paulo) e Museu Nacional de Belas Artes (Rio de Janeiro), entre outras.
Serviço: Exposição: Pós-Impressionismo e as Origens da Pintura Moderna. Sesc Centro (R. José Loureiro, 578). Mostra didática itinerante. Abertura em Curitiba dia 3 de agosto, às 9 horas. Até 17 de agosto. Entrada franca. Informações: (41) 3233-7422, ramal 108.
Prejuízo recorde ressalta uso político e má gestão das empresas estatais sob Lula 3
Moraes enfrenta dilema com convite de Trump a Bolsonaro, e enrolação pode ser recurso
Carta sobre inflação é mau começo para Galípolo no BC
Como obsessão woke e negligência contribuíram para que o fogo se alastrasse na Califórnia