A atriz Gloria Pires vai interpretar a mãe do presidente Lula no filme do diretor Fábio Barreto inspirado no livro "Lula, o Filho do Brasil", da jornalista Denise Paraná. As filmagens terão como locações a cidade de Garanhuns, no Pernambuco, o ABC paulista e cenas em estúdio.
As informações foram dadas pela própria atriz na tarde de terça (16), durante a coletiva de imprensa do longa "Se eu fosse você 2", que tem lançamento previsto para 2 de janeiro.
Gloria começará a interpretar dona Lindu - como é conhecida a mãe de Lula, Eurídice Ferreira de Melo - em janeiro de 2009, início das filmagens.
A filha da atriz, Cléo Pires, também está no elenco. Ela viverá a primeira esposa do presidente, a operária Maria de Lourdes.
"É uma heroína real, uma das nossas brasileiras heroínas", diz Gloria sobre sua nova personagem. "A história dessa família acontece o tempo inteiro, são dramas comuns. A mulher que morre no parto, de hepatite, por falha de um sistema público sem recursos. São as mazelas sociais que a gente vê o tempo inteiro".
Segundo a atriz, não houve nenhum tipo de interferência de Lula no roteiro da produção, que Gloria classifica como "apartidária". "Não é um filme político, é uma história real sobre o presidente do Brasil, que foi líder de um sindicato que contribuiu muito para a abertura política do nosso país. Você pode até não ser PT - eu por acaso não sou - mas não passa por aí a discussão: é a trajetória de um cara que tinha tudo para morrer na infância", explica.
Comédia
Antes do início das filmagens com Barreto, Gloria vai divulgar a comédia "Se eu fosse você 2", ao lado do colega Tony Ramos. Dirigida por Daniel Filho, a produção traz novamente o casal Cláudio e Helena em uma experiência surreal de "troca de corpos".
O filme original, lançado em 2006, teve um público recorde de 3,6 milhões.
A atriz também estará no elenco da próxima novela do autor Gilberto Braga, que deve ir ao ar em 2010, após uma trama escrita pelo autor Manoel Carlos.