A atriz Gloria Pires vai interpretar a mãe do presidente Lula no filme do diretor Fábio Barreto inspirado no livro "Lula, o Filho do Brasil", da jornalista Denise Paraná. As filmagens terão como locações a cidade de Garanhuns, no Pernambuco, o ABC paulista e cenas em estúdio.
As informações foram dadas pela própria atriz na tarde de terça (16), durante a coletiva de imprensa do longa "Se eu fosse você 2", que tem lançamento previsto para 2 de janeiro.
Gloria começará a interpretar dona Lindu - como é conhecida a mãe de Lula, Eurídice Ferreira de Melo - em janeiro de 2009, início das filmagens.
A filha da atriz, Cléo Pires, também está no elenco. Ela viverá a primeira esposa do presidente, a operária Maria de Lourdes.
"É uma heroína real, uma das nossas brasileiras heroínas", diz Gloria sobre sua nova personagem. "A história dessa família acontece o tempo inteiro, são dramas comuns. A mulher que morre no parto, de hepatite, por falha de um sistema público sem recursos. São as mazelas sociais que a gente vê o tempo inteiro".
Segundo a atriz, não houve nenhum tipo de interferência de Lula no roteiro da produção, que Gloria classifica como "apartidária". "Não é um filme político, é uma história real sobre o presidente do Brasil, que foi líder de um sindicato que contribuiu muito para a abertura política do nosso país. Você pode até não ser PT - eu por acaso não sou - mas não passa por aí a discussão: é a trajetória de um cara que tinha tudo para morrer na infância", explica.
Comédia
Antes do início das filmagens com Barreto, Gloria vai divulgar a comédia "Se eu fosse você 2", ao lado do colega Tony Ramos. Dirigida por Daniel Filho, a produção traz novamente o casal Cláudio e Helena em uma experiência surreal de "troca de corpos".
O filme original, lançado em 2006, teve um público recorde de 3,6 milhões.
A atriz também estará no elenco da próxima novela do autor Gilberto Braga, que deve ir ao ar em 2010, após uma trama escrita pelo autor Manoel Carlos.
Após 21 anos de batalha no Congresso, lei que destrava o agro está nas mãos do STF
Moraes autoriza cirurgia de Bolsonaro, mas nega prisão domiciliar
Ex-publicitária do PT é investigada por agir como braço do esquema de fraudes do INSS em Portugal
Otan x Rússia? Aliados discutem possível guerra híbrida contra Moscou