Tavares: questões filósoficas na voz do francês André Breton, teórico do surrealismo| Foto: Bel Pedrosa/Divulgação Companhia das Letras

O premiado escritor português Gonçalo M. Tavares propôs há alguns anos um jogo literário instigante. Criou um bairro povoado por personalidades do calibre intelectual de Bertold Brecht, Italo Calvino, Fernando Pessoa, George Orwell, Honoré de Balzac, entre outros, e se inspirou na personalidade de alguns destes autores para criar os protagonistas da Coleção O Bairro. O novato no bairro é o Senhor Breton, cujo pensamento ao estilo do escritor francês e teórico do surrealismo André Breton (1896-1966) é exercitado em um duelo verbal provocativo.

CARREGANDO :)

No pequeno livro O Senhor Breton e a Entrevista, o sexto da série, o personagem se propõe a responder dez questões de um entrevistador que é... ele mesmo diante do espelho. São problemas filosóficos que representam uma tentativa do senhor Breton, gravador ligado, de clarear os próprios pensamentos acerca da literatura, da linguagem, do trabalho, da vida, como por exemplo: "(...) entre a literatura e a vida, quem é a lâmpada e a luz e quem é o inseto que por ela é atraído, senhor Breton?". São inquisições que se faz sem obter respostas, afinal, ele acredita que "são as perguntas que complicam a realidade. Sem perguntas, a realidade seria simples (...). Mas a realidade não bastava, faltava a outra metade: a reflexão".

É espantoso como, em apenas 56 páginas, Tavares consegue condensar uma grande quantidade de proposições que, postas de outro modo, poderiam ser árduas e maçantes, mas neste livro induzem prazerosamente o leitor à própria reflexão.

Publicidade

Ganhador dos prêmios Portugal Telecom, em 2007, e José Saramago, em 2005, Gonçalo Tavares é autor de romances como O Homem ou É Tonto ou É Mulher, Histórias Falsas e Biblioteca. GGGG

* * * * *

Serviço

O Senhor Breton e a Entrevista, de Gonçalo M. Tavares. Casa da Palavra, 56 págs., R$ 21.