Demorou, mas os obesos viraram protagonistas de uma série de tevê. Afinal, os seriados americanos têm todo tipo de personagens. Como é que até agora não apresentavam a realidade de dois terços dos americanos, que convivem com o sobrepeso? Pois chegou a vez deles, que estão bem representados em Mike & Molly, da Warner, que terá seu terceiro episódio exibido hoje à noite.
Não se trata de uma série sobre gordos. É uma comédia romântica em que os protagonistas estão muitos e muitos quilos acima do peso ideal. É claro que isso gera boa parte das piadas de cada episódio. A série é escrita por Mark Roberts e Chuck Lorre, os mesmos de Two and a Half Men e The Big Bang Theory. Mike (Billy Gardell, de My Name Is Earl) é um policial de Chicago. Molly (Melissa McCarthy, a Sooky de Gilmore Girls) é uma professora de crianças. Ambos são jovens e roliços e procuram ajuda nos Comilões Anônimos (que corresponde aos Comedores Compulsivos Anônimos, no Brasil). Ele é um homem correto, que tenta sem muita vontade perder peso e que foge de brigas. Até o garçom da lanchonete que Mike frequenta com o colega Carl (Reno Wilson) debocha dele. O garçom é africano e não se conforma com o excesso de peso e de desperdício de comida que vê nos Estados Unidos. Ela, Molly, é uma moça de bom astral que vive com a mãe (magra e chata) e com a irmã (sexy e bobinha).
O humor da série usa um recurso discreto para não ser ofensivo: quem faz a maioria das piadas sobre gordos são os próprios protagonistas quando falam de si mesmos. Mesmo assim, a série se envolveu em polêmica. Uma polêmica absurda, registre-se. Logo após a estreia da série nos Estados Unidos, em setembro, uma colunista da revista Marie Claire postou no seu blog um comentário sobre Mike & Molly em que se dizia indignada com a proposta. "Acho que ficaria enojada se tivesse que assistir a dois personagens com quilos e quilos de gordura se beijando." A revista recebeu quase 30 mil e-mails de protesto e teve que publicar um pedido de desculpas.
Na verdade, o romance divertido de Mike e Molly funciona bem porque os dois atores têm boa química e o fato de eles serem gordos é o toque original.
Serviço:
Mike & Molly é exibido pelo Warner Channel às segundas-feiras, às 20 horas.
Vai piorar antes de melhorar: reforma complica sistema de impostos nos primeiros anos
“Estarrecedor”, afirma ONG anticorrupção sobre Gilmar Mendes em entrega de rodovia
Ação sobre documentos falsos dados a indígenas é engavetada e suspeitos invadem terras
Nova York e outros estados virando território canadense? Propostas de secessão expõem divisão nos EUA
Deixe sua opinião