Um portfólio do designer Lucio Barbeiro, da Gazeta do Povo, ganhou 50 páginas do último número da tradicional revista Gráfica Arte Internacional, editada há mais de 30 anos pelo diretor de arte Oswaldo Miranda, o Miran.
Barbeiro havia sido convidado anteriormente para ser publicado na revista, mas acabou trabalhando por mais de dois anos na publicação, que é considerada uma referência na área de direção de arte.
Quando decidiu se desligar, em 2014, foi convidado novamente por Miran, com quem mantém contato desde o período em que cursou Artes Gráficas na Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR).
Publicado ao lado de trabalhos de nomes mundialmente conhecidos como Issey Miyake, do Japão, o portfólio inclui páginas e capas de produtos da Gazeta do Povo como o guia Brasileiro 2013 e a revista Viver Bem, além dos livros Gazeta do Povo Todo Dia Nunca É Igual (2009), Pequenas e Grandes Histórias de Quem Tem o que Dizer e Marca de Chef (ambos de 2012). A seleção também reúne projetos de suportes variados como convites, cartazes, capas de CD e DVD.
"Há cerca de cinco anos meu portfólio era basicamente de criações feitas dentro da Gazeta. Mas o próprio jornal foi abrindo portas para outras coisas", conta Barbeiro. "Acabei me tornando um designer editorial, que lida com texto, com a leitura", explica.
O próprio texto é usado como matéria prima pelo designer, que diz usar a tipografia como ilustração aliada a explorações de técnicas e materiais. "Por isso o [jornalista da Gazeta do Povo] José Carlos Fernandes, que fez o texto [que acompanha o portfólio], fala que sou um impressor. São trabalhos que parecem brincadeira de criança, mas começa assim", diz.
Barbeiro destaca que os trabalhos selecionados, coassinados por outros profissionais como o designer Osvalter Urbinati e o ilustrador Felipe Lima (ambos da Gazeta), também resumem o aspecto coletivo de suas criações. "O trabalho é de todo mundo. É como se fosse uma homenagem a meus amigos", diz.
Herb Lubalin
Na Gráfica, Barbeiro faz uma seleção de trabalhos do célebre designer americano Herb Lubalin (1918-1981), uma de suas principais referências. "Ele influenciou uma geração. Tenho revistas da década de 60 que são lindas e até hoje ninguém fez nada igual", diz.
“Guerra” entre Mais Médicos e Médicos pelo Brasil prejudica quase 4 mil profissionais de áreas vulneráveis
STF terá Bolsonaro, bets, redes sociais, Uber e outros temas na pauta em 2025
Alcolumbre e Motta seguem cartilha dos antecessores. Assista ao Entrelinhas
PT não tem “plano B” para 2026 e sucessor de Lula será em 2030, diz líder do governo
Deixe sua opinião