Noventa caminhões e mais de mil toneladas de sonho e imaginação, sem limite de idade. Prestes a iniciar, no dia 8 de novembro, a temporada de apresentações do espetáculo Corteo em Pinhais, na Região Metropolitana de Curitiba, o Cirque du Soleil ergueu, no início da tarde da última quinta-feira (31), a grande tenda branca que abriga palco e arquibancada no Expotrade, em Pinhais.
Mais de 60 funcionários, brasileiros e estrangeiros, trabalharam na operação de levantamento de mais de 100 hastes de aço que sustentam a grande tenda. O procedimento levou cerca de cinco minutos. A tenda, sustentada no centro por quatro mastros com 25 metros de altura cada, com seu topo a 19 metros do chão, tem 51 metros de diâmetro e abriga até 2500 pessoas. Diferentemente dos outros espetáculos, nos quais a plateia contínua circunda laterais e frente do palco, o palco do Corteo divide o público em dois lados diferentes.
Ao redor da tenda principal, outras menores são montadas para abrigar os artistas, área vip, escritórios, cozinha e escola, formando a chamada Vila. Alex Sblattero, chefe de montagem da tenda, garante que a prioridade é a segurança do público e dos artistas, além da precisão, "passamos cerca de duas horas garantindo que esteja nivelado 100%, não pode ter nem um milímetro de desnível para o espetáculo acontecer", diz.
O trabalho de montagem deve ser concluído até a próxima terça-feira (5), quando os artistas chegam à cidade para os ensaios. Ao todo, foram contratados 250 funcionários de Curitiba, sendo que 150 devem trabalhar durante as apresentações nas bilheterias, área vip, lojas de souvenires, camarins, etc.
O espetáculo
"Corteo" significa cortejo, em italiano, e traz um desfile festivo imaginado por um Palhaço Sonhador chamado Mauro. Em um palco 360.º , os artistas apresentam números aéreos que podem chegar até 12 metros de altura. A produção já foi assistida por cerca de 7 milhões de pessoas pelo mundo todo, e neste ano iniciou a temporada brasileira por São Paulo, Brasília e Belo Horizonte, para enfim chegar em Curitiba.
Entre ilusão e realidade, o espetáculo é conduzido por música lírica e lúdica, brincando com a força e fragilidade encontradas na figura do palhaço.
O circo se apresenta em Curitiba até o dia 8 de dezembro. Os ingressos já estão à venda e custam entre R$ 95 e R$ 450. Confira o serviço completo no Guia Gazeta do Povo
Galeria
Boicote do agro ameaça abastecimento do Carrefour; bares e restaurantes aderem ao protesto
Governo Lula impulsiona lobby pró-aborto longe dos holofotes
Cidade dos ricos visitada por Elon Musk no Brasil aposta em locações residenciais
Doações dos EUA para o Fundo Amazônia frustram expectativas e afetam política ambiental de Lula
Deixe sua opinião