• Carregando...
Bruno Garcia dirige Marília Medina, em "Apareceu a Margarida" | Divulgação/FTC 2007
Bruno Garcia dirige Marília Medina, em "Apareceu a Margarida"| Foto: Divulgação/FTC 2007

Manifestação

A comunidade de pessoas surdas, de Curitiba, aproveitou a ocasião para fazer uma manifestação na frente do Guairinha, pedindo filmes brasileiros e peças de teatro com legendas. Por meio de uma intérprete, a coordenadora da campanha em Curitiba, Josiane Polenski, explicou que se trata de uma campanha nacional para ter acesso à informação. Eles reclamam que, na maioria das vezes, não têm acesso ao conteúdo da televisão, das peças e filmes brasileiros. A campanha "Legenda para quem não ouve, mas se emociona" pede a aplicação da Lei de Acessibilidade, aprovada no ano de 2.000, que em um dos seus capítulos, prevê a eliminação de barreiras de comunicação. A colocação de legendas em teatros, já praticada em alguns espaços da Europa, é uma forma de permitir este acesso à comunidade com deficiência auditiva. O pedido foi lembrado durante a solenidade.

O ator, dramaturgo e diretor de teatro, Paulo Biscaia, foi o mais premiado na noite de sexta-feira (30), na entrega do 27.º Troféu Gralha Azul, no Guairinha, prêmio que consagra os melhores espetáculos teatrais do último ano no Paraná. Biscaia ficou com os prêmios de melhor direção, melhor texto original ou adaptado e melhor espetáculo, pela montagem "Graphics", da Vigor Mortis Cia de Teatro dirigida por ele.

Ao receber o troféu, o dramaturgo agradeceu à família, aos alunos da Faculdade de Artes do Paraná (FAP) e ao grupo. Em 2004, Biscaia recebeu três Gralhas: direção, sonoplastia e texto original pela peça "Morge Story-Sangue, Baiacu e Quadrinhos". Na terceira e última vez que subiu ao palco, neste ano, Biscaia chamou todo o grupo e mais uma vez agradeceu aos familiares e alunos. "Agora é hora do rock! Aguardem que estamos preparando muitas coisas para este ano", avisou o premiado.

Mauro Zanatta ficou com o prêmio de melhor ator, pelo trabalho na peça "A Queda". Com o troféu em mãos, ele criticou a falta de parceria do Festival de Teatro de Curitiba (FTC), com os espetáculos locais que disputavam o Gralha Azul. As peças foram incluídas como uma mostra paralela do FTC, porém algumas no mesmo horário da programação oficial do festival, o que impediu que a comissão julgadora de fora pudesse assistir às peças concorrentes ao troféu paranaense.

Leandro Daniel Colombo foi premiado com o troféu de melhor ator coadjuvante pelo espetáculo "Pincéis e Facas". Na categoria Revelação, o prêmio foi para ator Marcel Gritten por seu trabalho em "Werther". Entre as mulheres, a melhor atriz foi Adriana Birolli pela sua atuação em "Manual Prático da Mulher Desesperada" e Gilda Elisa ficou com o Gralha de melhor atriz coadjuvante por seu trabalho em "Dossiê Trotski".

Alguns premiados não puderam comparecer na noite de gala do teatro paranaense porque estavam apresentando espetáculos. A noite contou, ainda, com uma homenagem aos artistas e pessoas envolvidas com a produção teatral, que já morreram. Em vídeo, foram apresentadas imagens de Rita Pavão, Neilor Tussa, Professor Sander, Paulo Friebe, Terezinha Farrapo e Lala Schneider. A atriz paranaense que morreu em fevereiro foi bastante citada, inclusive por premiados da noite. Como Técnico do Ano foi premiado Alfredo Paidosz Budin (cenotécnico). E também foi concedido Prêmio Especial para o ex-funcionário do Centro Cultural Teatro Guaíra (CCTG) Carlos Kur Brodzi, cenógrafo, figurinista, iluminador e professor considerando a sua relevante contribuição artística e técnica às Artes Cênicas do Paraná.

Na segunda-feira (2) os premiados recebem o prêmio em dinheiro, na tesouraria do CCTG, promotor do troféu em parceria com com o SATED/PR e o SEPED/PR, entidades cênicas.Confira a relação de todos os premiados com o Gralha Azul:

Espetáculo para Crianças: "Tuike" - Obragem Teatro e Cia.

Espetáculo Itinerante: "A Noiva do Defunto" - Circo Teatro Piska Piska.

Composição Musical: Rosy Greca - "Os Alegres Fantasmas do Clube"

Iluminação: Aurélio De Simoni - "Memória"

Sonoplastia: Chico Nogueira - "Dossiê Trotski"

Figurinos: Amabilis de Jesus - "As Calcinhas da Flor"

Cenário: Emerson Rechenberg - "A Fuga"

Adereço: Andreza Crocetti - "Auto Para Maria - Cordel de Amor"

Maquiagem: Maura Cristina - "Os Bobos de Shakespeare"

Coreografia: Julio Mota - "Saltimbancos"

Confira a programação dos teatros e cinemas no Guias e Roteiros

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]