A Fundação Cultural de Curitiba e o Instituto Goethe trazem a Curitiba, em única apresentação, o conjunto alemão Balthasar-Neumann Ensemble. Constituído por músicos de vários países o grupo é considerado um dos conjuntos barrocos mais importantes da atualidade. A apresentação acontece nesta quinta-feira (15), às 20h30, no Clube Concórdia.
O grupo, que estreou em 1995, tem o nome de Johann Balthasar Neumann (1687-1753), um dos mais importantes arquitetos alemães do barroco. Foi ele quem construiu a igreja de Wallfahrt Vierzehnheiligen e a residência de Würzburg. O grupo foi batizado com o nome dele pois, para muitos, ele possuía vários talentos e é esse aspecto multifacetado que o conjunto segue.
Apesar de ser uma orquestra barroca (incluindo obras cada vez menos tocadas e de compositores desconhecidos), o grupo também tem no repertório óperas de músicos consagrados como Gluck e Mozart. No repertório desse evento os dezesseis integrantes da Orquestra apresentam composições de Georg F. Händel (1685-1759), Johann Bernhard Bach (1676-1749), Georg Muffat (1653-1704), Graf Wilhelm von Wassenaer (1692-1766), Simon Wills e Christian Jost.
O Balthasar-Neumann Ensemble, que está em turnê pela América Latina, já passou por cidades como São Paulo e Santiago no Chile. Essa é a última apresentação do grupo no Brasil, depois de Curitiba ele vai para Bogotá (Colômbia), Buenos Aires (Argentina) e Caracas (Venezuela).
A direção artística da orquestra é de Thomas Hengelbrock.
Serviço: Balthasar-Neumann Ensemble. Quinta-feira (15) às 20h30. Clube Concórdia (Rua Carlos Cavalcanti, 309) Tel.: 3223-4745. R$ 5,00.
Bolsonaro e aliados criticam indiciamento pela PF; esquerda pede punição por “ataques à democracia”
Quem são os indiciados pela Polícia Federal por tentativa de golpe de Estado
Bolsonaro indiciado, a Operação Contragolpe e o debate da anistia; ouça o podcast
Seis problemas jurídicos da operação “Contragolpe”
Deixe sua opinião