O tradicional grupo curitibano Bayaka (confira o serviço completo do show) se apresenta nesta sexta (22), a partir das 20 horas, no Teatro Paiol. Ao todo, serão três dias seguidos de espetáculos na mesma hora e local para divulgar o lançamento de seu quarto disco, Música dos Povos IV. Mantendo a tradição, o Bayaka reúne em seu novo trabalho sonoridades exóticas aos ouvidos ocidentais, mas desta vez, o atrativo maior é a assinatura de seus integrantes nas composições ainda inéditas.
Desde 2003, o grupo Bayaka se destina a trazer para o grande público a chamada "música dos povos". Execuções de temas oriundos das mais diferentes etnias de todo o mundo com instrumentos dos mais variados, como o sitar, a rabeca, castanholas, a flauta doce e o charango. Músicas típicas de países como o Líbano, Etiópia, Noruega, Iraque e Portugal são transcritas para partituras e adaptadas à realidade do conjunto, que explora essas sonoridades sem desconsiderar a originalidade do próprio som.
Ao todo, o grupo reúne 25 músicos, dos quais 12 são cantores e 13 são instrumentistas. São alunos e ex-alunos do curso de Música e Musicoterapia da Faculdade de Artes do Paraná (FAP), e muitos deles integram outras importantes bandas do cenário musical de Curitiba, como Universo em Verso Livre, Rosa Flô e Jazz Cigano.
A direção geral e musical do espetáculo é do professor, pesquisador e idealizador do Projeto Música dos Povos, Plínio Silva. Liane Guariente, também idealizadora do projeto, assume a direção vocal.
Vai piorar antes de melhorar: reforma complica sistema de impostos nos primeiros anos
“Estarrecedor”, afirma ONG anticorrupção sobre Gilmar Mendes em entrega de rodovia
Ação sobre documentos falsos dados a indígenas é engavetada e suspeitos invadem terras
Nova York e outros estados virando território canadense? Propostas de secessão expõem divisão nos EUA
Deixe sua opinião