O Grupo Corpo, uma das mais reconhecidas companhias brasileiras de Dança, volta ao Teatro Guaíra nesta quinta-feira (22) para apresentar seu mais novo trabalho. "Breu" é a trigésima coreografia da carreira de Rodrigo Pederneiras, que completa 30 anos na companhia mineira. O espetáculo, que será duplo, também conta na primeira parte do programa com a coreografia "Lecuona", de 2004, ainda inédita em Curitiba.
"Breu" estreou em agosto no Teatro Alfa, em São Paulo e já passou pelo Rio de Janeiro, Brasília, Belo Horizonte, Palma de Mallorca (Espanha), Paris, Tarbes, Toulouse e La Rochelle (França). Com um clima tenso, a coreografia vai do inerte ao forte para tratar de temas pesados que compõem a escuridão dos tempos atuais, como a violência e a barbárie.
Sem uma letra sequer, a trilha sonora, do músico pernanbucano Lenine, é um dos destaques da apresentação. Com produção assinada em parceria com o guitarrista Jr. Tostoi, ela foi gravada em quatro estúdios entre Rio de Janeiro, São Paulo e Recife. De estilo moderno e um toque nordestino, as músicas combinan uma vasta gama de timbres, samplers, efeitos e citações na construção de uma Babel sonora em oito movimentos.
Na mistura de Lenine, que começou com o trabalho com pesquisa de ruídos em estúdio, há lugar tanto para o caboclinho quanto para o hard rock. Sons fortes, como a bateria do ex-Sepultura Iggor Cavalera, e suaves, como a flauta medieval de Claude Sicre, líder do grupo francês Fabulous Trobadors.Homenagem
O clima do começo do espetáculo não deve ser mais ameno. "Leucona" é uma seqüência de 12 duos, um para cada canção do cubano Ernesto Lecuona (1895-1963), que compõem a trilha sonora. O grupo, que tradicionalmente usa musicas brasileiras em suas coreografias, faz uma pausa para homenagear um dos maiores ícones da música cubana.
Os pares românticos colorem o palco, representando sentimentos e situações com vingança, erotismo, ciúme, amor correspondido ou bem aceito. O figurino, de Freusa Zechmeister, traz rosas no cabelo, salto alto, vestidos, calças sociais e sapatos de verniz. Elementos que combinam com o cenário de espelhos e luzes, de Paulo Pederneiras, que remete a um grande salão de bailes à moda antiga.
Depois de Curitiba, o espetáculo segue para Porto Alegre, Buenos Aires (Argentina) e termina em Nova York (Estados Unidos), em março do ano que vem.
Serviço: Grupo Corpo apresenta "Breu" e "Leucona". Quinta-feira (22), às 21h. Auditório Bento Munhoz da Rocha Netto (Guairão), no Centro Cultural Teatro Guaíra (Rua XV de Novembro,971 Centro). Tel.: (41) 3304-7900 e (41) 3304-7999. Ingressos na bilheteria do teatro, pelo site, ou Disk Ingressos (41 3315-0808). Platéia e primeiro balcão: R$ 80. Segundo balcão: R$ 60. Meia-entrada para estudantes e pessoas acima dos 60 anos. Desconto de 10% de desconto para Clube do Assinante Gazeta do Povo e Cartão Teatro Guaira, na compra de até dois ingressos.
Bolsonaro e mais 36 indiciados por suposto golpe de Estado: quais são os próximos passos do caso
Bolsonaro e aliados criticam indiciamento pela PF; esquerda pede punição por “ataques à democracia”
A gestão pública, um pouco menos engessada
Projeto petista para criminalizar “fake news” é similar à Lei de Imprensa da ditadura