O grupo curitibano INAIDINDIA (confira o serviço completo da exposição) faz a sua primeira exposição a partir de hoje no quarto piso do Paço da Liberdade Sesc Paraná. A "tradução" do nome desse coletivo, que atualmente reúne 30 pessoas, é extensa e quer dizer o seguinte: "isto não é arte isso é design, isto não é design isso é arte".
Entendeu?
O INAIDINDIA pretende borrar as fronteiras entre as duas áreas.
O primeiro encontro aconteceu há um ano. Estudantes de design, artistas, produtores e empresários começaram a discutir sobre como arte e design poderiam dar rima, liga e ser uma solução.
Os bate-papos continuaram e, aos poucos, alguns objetos não identificados anteriormente começaram a tomar foma.
Quem conferir essa exposição vai se deparar com um lobo que, praticamente, sai de um quadro. Trata-se de "Wood", que é a maneira como André Azevedo encontrou para fundir arte e design. Juan Parada realizou intervenções em peças de cerâmica, e o resultado são os objetos chamados "Pena Que Não Voa".
O designer Alberth Murta, integrante do coletivo e o curador da mostra, conta que o objetivo do grupo é dialogar com a sociedade como um todo, seja com o curioso que passará pelo Paço ou com empresários. Afinal, completa Murta, o INAIDINDIA pretende fomentar o mercado paranaense.
"Durante os nossos encontros, detectamos que o empresariado está interessado em subsidiar projetos de artes visuais. Queremos ajudar os artistas a materializar as suas iniciativas", afirma.
Muitos estudantes de design, na véspera de saíram da universidade, muitas vezes não encontram oportunidade para atuação e o INAIDINDIA tem a finalidade de ser um porto seguro para quem tem mil ideias na cabeça e pouco capital para tornar um sonho realidade.
Murta anuncia que o coletivo que está aberto a novos integrantes, de profissionais renomados e até àqueles que só conhecem a teoria. "Inclusive, durante essa exposição, sempre haverá um integrante do INAIDINDIA para dialogar com interlocutores quaisquer e com aqueles que pretendem se tornar futuros integrantes do grupo", diz.
Hoje, após a abertura, às 19 horas, haverá um bate-papo, no Salão de Atos, no terceiro andar do Paço, com a presença de diversos convidados, gente dos dois lados do balcão: artistas e empresários.
Pelos pisos do Paço, o público terá a chance de encontrar alguns dos artistas que estarão expondo, entre os quais Valério Cimples, Juan Parada, Fernando Rosenbaum e Guilherme Santana.
A exposição, que tem apoio do Paço da Liberdade, faz parte da mostra paralela oficial da Bienal Nacional de Design, que acontece, até 31 de outubro, em Curitiba.
Serviço
Exposição INAIDINDIA (confira o serviço completo da exposição). Paço da Liberdade Sesc Paraná (Praça Generoso Marques, 189), (41) 3234-4200. Abertura hoje, às 19 horas, com coquetel. Terça a sexta-feira, das 10 às 21 horas. Sábado, das 10 às 18 horas e domingo, das 11 às 17 horas. Até 31 de outubro. Entrada franca.
Vai piorar antes de melhorar: reforma complica sistema de impostos nos primeiros anos
“Estarrecedor”, afirma ONG anticorrupção sobre Gilmar Mendes em entrega de rodovia
Ação sobre documentos falsos dados a indígenas é engavetada e suspeitos invadem terras
Nova York e outros estados virando território canadense? Propostas de secessão expõem divisão nos EUA
Deixe sua opinião