O espetáculo Helena, do Grupo de Dança Contemporânea do Colégio Estadual do Paraná (Dancep), será a atração desta terça-feira (3), no Teatro Calil Haddad, em Maringá. O espetáculo começa às 20 horas e abrirá o 16º Festival Folclórico do Núcleo de Educação de Maringá, além de inaugurar a turnê do grupo pelo interior do estado. A entrada é gratuita.
A peça é uma obra de 2012 do grupo, que resolveu homenagear o centenário de Helena Kolody. Baseado na vida e na obra da autora, o espetáculo convida a plateia a um passeio pelas memórias de uma Helena que vê a vida passar lentamente através da memória, sempre relembrando os tempos de mocidade.
"Além do centenário, a Helena é uma poetisa paranaense, então o publico não verá uma narrativa, mas vai passear pelos poemas e singularidades da Helena Kolody", explicou o coordenador do Dancep, o maringaense Fernando Nascimento. "Vamos apresentar uma Helena que vê a vida passar longamente, com a apropriação metalinguística de alguns poemas dela."
A organização informou que o espetáculo será levado a diversos núcleos de educação no estado. A primeira temporada foi no Teatro Guaíra, em Curitiba. A decisão por Maringá abrir a turnê do interior partiu do coordenador do projeto, Fernando Nascimento. "O projeto é inovador no estado e acontece dentro de um espaço da escola pública."
Dancep
O grupo Dancep foi criado em 2011 e atualmente conta com 65 integrantes no corpo coreográfico. Segundo a coordenação, as apresentações do Dancep propõem-se a um diálogo intertextual com a literatura e a poesia, pois buscam a expressão da palavra no corpo e no movimento. Só com o espetáculo Helena, o grupo totalizou 20 apresentações ao longo de 2012.
Segundo Nascimento, a turnê do espetáculo Helena foi um convite do Secretário de Educação do Estado, Flávio Arns. "São todos alunos da educação básica e do curso de graduação da Faculdade de Artes do Paraná. Na próxima semana vamos nos apresentar no estado de São Paulo, a convite da Unicamp [Universidade Estadual de Campinas]", contou.
Deixe sua opinião