A companhia de teatro londrinense Armazém é a grande homenageada do Festival Internacional de Teatro de São José do Rio Preto (SP), que começa hoje. O grupo foi escolhido para fazer uma retrospectiva de sua trajetória no festival. Três peças foram selecionadas: Pessoas Invisíveis, A Caminho de Casa e Alice através do Espelho.
A companhia, fundada em Londrina e radicada atualmente no Rio de Janeiro, é a terceira a ser convidada pela organização do evento para fazer um ciclo de apresentações. As duas primeiras foram a Cemitério de Automóveis e Os Satyros (também de Curitiba).
O festival vai até o próximo dia 24. Além das três atrações internacionais, haverá mostras de teatro infantil e adulto, peças encenadas na rua e outras seleções de peças agrupadas por gênero. A organização escolheu para este ano o tema Olho do Furacão, prometendo espetáculos que tragam polêmica para os espectadores.
No primeiro dia de evento, será encenada Roman Photo, do grupo chileno Gran Reyneta. Também fazem parte da programação de abertura Carta Aberta e Ofélia. Dirigida por Fernando Kinas, Carta Aberta é uma espécie de "peça-conferência". Apresentado na França pela primeira vez em 1997, o texto fala sobre o teatro contemporâneo.
Suíte 1
A Companhia Brasileira de Teatro, de Curitiba, também participará do festival. A peça Suíte 1 será apresentada em três noites, nos dias 19, 20 e 21. A montagem é baseada no texto de Philippe Minyana e mostra cinco mulheres e um homem conversam sobre a vida, montando um painel que vai mostrando aos poucos quem eles são.Mais informações sobre a programação e sobre o festival estão no site www.festivalriopreto.com.br. (RWG)
Novo ranking mostra as melhores cidades para viver; veja a nota do seu município
Milei desafia Lula no Mercosul ao apoiar ofensiva de Trump contra a Venezuela
Após 21 anos de batalha no Congresso, lei que destrava o agro está nas mãos do STF
STF decidirá a redução de penas caso a caso: Moraes terá última palavra