A campanha contra a fusão das secretarias estaduais de Cultura e Turismo terá uma nova mobilização hoje, às 18 horas, na Praça Santos Dumont (em frente ao prédio da Secretaria de Estado da Cultura). O grupo #contrafusão fará uma plenária no local, em que devem ser apresentadas propostas de ações para as próximas semanas e medidas judiciais contra o projeto. Além dos participantes da campanha, profissionais da área de turismo e integrantes do Fórum de Entidades Culturais de Curitiba (FEC) apoiam o ato.
O PL 428/2013 prevê extinguir as secretarias da Cultura (Seec) e Turismo (Setu) e criar uma pasta única para as duas áreas. A proposta está em análise em comissões da Assembleia Legislativa do Paraná (Alep).
Na noite da última terça-feira, o FEC realizou uma assembleia para debater o tema. Foram discutidos, além da fusão, os gastos com a realização da Virada Cultural Paraná 2013. O evento com atrações culturais começa no próximo fim de semana em várias cidades do interior. Em Curitiba, os shows estão previstos para os dias 9 e 10 de novembro, junto com a Corrente Cultural municipal promovida pela Fundação Cultural de Curitiba. "A Virada em si é válida, desde que dentro de limites financeiros razoáveis. Também acredito que deveria ter uma abrangência maior, com mais manifestações de teatro, dança, literatura", opina um dos integrantes do FEC, Oswaldo Aranha.
Recuo
Ainda em análise em comissões na Alep, a proposta da fusão da Seec e Setu integra o pacote de corte de gastos anunciado pelo governador Beto Richa no final de setembro. Nos bastidores da Assembleia, deputados comentam que o governador teria voltado atrás na decisão, e que há possibilidade de o governo encaminhar um substitutivo ao PL 428/2013, mantendo a Setu.
Deixe sua opinião