A segunda etapa deste ano do projeto Sonora Brasil, desenvolvido pelo Sesc em todo país, traz o grupo curitibano "Banza", que interpreta música ibérica e afro-brasileira por meio de instrumentos históricos e tradicionais da Europa, África Ocidental e Brasil. O circuito de shows no Paraná começa nesta segunda-feira (17), com uma apresentação no Sesc Centro, e segue para outras unidades do estado.
O Banza tem o nome originário em um antigo instrumento musical africano, bastante comum nas Américas durante o período colonial: o mbanza. Formado em 2003, o grupo explora as conexões entre a música européia praticada no período colonial e as interações e modificações sofridas no Brasil, o que resultou no surgimento de uma verdadeira música popular brasileira em fins do século XVIII.
O repertório é baseado em fontes musicais pouco estudadas, como a música portuguesa para viola (guitarra barroca) do início do século XVIII e canções do início do século XIX, sempre procurando equilibrar um forte conteúdo de pesquisa com uma postura interpretativa mais livre, derivada da tradição oral brasileira.
Veja qual é a programação de shows no Paraná:
17 julho - Sesc Centro (Curitiba) 20h 18 julho - Sesc Paranaguá 20h30 19 julho - Sesc Ponta Grossa 20h 20 julho - Sesc Guarapuava 20h30 21 julho Teatro de Arena do CAT (Jacarezinho) 20h 22 julho Auditório Luzamor (Maringá) 20h30
Serviço: Sonora Brasil 2ª etapa Grupo Banza - Música Ibérica e Afro-brasileira. Sesc Centro. Tel.: 3304-2137. R$ 4,00 (comerciários, dependentes, estudantes e pessoas acima de 60 anos) e R$ 8,00 (não-comerciários).
Deixe sua opinião