Curiosamente os 150 anos de "Folhas de Relva", a obra-prima do poeta norte-americano Walt Whitman, vêm ganhando atenção no Paraná. A data foi comemorada em todo o país com a tradução do livro feita pelo poeta londrinense Rodrigo Garcia Lopes, que concorre ao Prêmio Jabuti por esse trabalho. Depois, veio a primeira peça de teatro sobre o autor, dirigida por Cesar Almeida, intitulada "Whitman", ainda em cartaz em Curitiba. Agora, estréia uma segunda versão da obra para o palco, dirigida por Fátima Ortiz.
"Rumo à Terra" marca o retorno do grupo Pé no Palco depois da montagem de "O Conto da Ilha Desconhecida", de José Saramago. No espetáculo da companhia de Fátima Ortiz, que começa sua temporada nesta quinta-feira (3), no Teatro da Caixa, o texto de Whitman é declamado por uma espécie de narrador, interpretado pela própria diretora, e por três outros atores, que encarnam bufões.
Para esta peça a diretora preferiu não mexer nas palavras do texto original. São usados apenas trechos dos poemas de Whitman, baseados na tradução de Garcia Lopes. Nem sempre os poemas são lidos integralmente e nem sempre estão na ordem em que eles se encontram no livro. "Às vezes, um trecho de um aparece em meio a outro. Mas é sempre a voz do poeta que está por trás do texto dito pelos quatro personagens", explicou a diretora.
Confira a programação dos teatros
Serviço: Estréia "Rumo à Terra" às 21 horas. Temporada dee quinta-feira a sábado às 21 horas, e domingo às 19 horas. Teatro da Caixa (Rua Conselheiro Laurindo, 280) Tel.: 3321-1999. R$ 10,00 e R$ 5,00 (meia). Até 13 de agosto.