A cada semana, os teatros curitibanos ganham novos cartazes. De clássicos das artes cênicas a consagrados grupos de humor regional, confira as principais estreias de quinta-feira (16) a domingo (19):
Comédia
Galileu Galilei
Depois de grande sucesso com a temporada de estreia em São Paulo e passagem por 12 cidades, chega a Curitiba a montagem “Galileu Galilei”, de Bertold Brecht. Com a atriz Denise Fraga vivendo o cientista italiano perseguido pela Inquisição por afirmar que a Terra circulava em torno do Sol, e não o contrário, como se acreditava na época, o espetáculo, redesenhado por Brecht, alia humor e ironia aos fatos históricos e expande seu texto para além dos acontecimentos. As apresentações acontecem de 17 a 19 de junho, no Guairinha - Auditório Salvador de Ferrante.
Veja serviço completo no Guia.
Bilheteria oferece 50% de desconto para Assinante Gazeta do Povo.
Até que o Casamento nos Separe
Dirigido por Marco Zenni e escrito por Afonso Padilha - roteirista do Porta dos Fundos-, o espetáculo “Até que o Casamento nos Separe” combina narrativa teatral, stand-up comedy e improvisos sobre fatos comuns da vida a dois. A comédia volta a Curitiba em única apresentação no Teatro Bom Jesus, no próximo sábado (18), às 21h.
Veja serviço completo no Guia.
Tesão Piá!
Os humoristas do grupo Tesão Piá! se apresentam no palco do Teatro Regina Vogue, entre os dias 17 e 26 de junho. A apresentação mescla diversas vertentes humorísticas, como stand-up, esquetes e musicais. Com texto focado nas peculiaridades do curitibano, a peça reflete o viés regional que rendeu fama ao grupo.
Veja serviço completo no Guia.
Infantil
Pinóquio
Um dos personagens mais famosos da literatura infantil será representado no espetáculo “Pinóquio”, em cartaz no Teatro da Caixa nos dias 18 e 19 de junho, com apresentações às 18h. Baseado no romance “As aventuras de Pinóquio”, do italiano Carlo Collodi, escrito em 1883, a montagem do Grupo Obragem conta a história do boneco criado pelo marceneiro Gepeto. A encenação combina o trabalho de atores e a manipulação de bonecos para apresentar os personagens. A narrativa indaga o espectador sobre os desafios do autoconhecimento, enaltecendo o amor como dispositivo para muitas transformações.
Veja serviço completo no Guia.
A Menina Maria Clara
O espetáculo infantil “Menina Maria Clara” traz à cena Maria Clara Machado, que, voltando a ser criança, entra no Mundo das Histórias para ajudar seus personagens a resolver um grande mistério. Em uma trama envolvente e cenário lúdico, os personagens começam a sumir. Com a ajuda dos outros, Maria Clara sai em busca de uma resposta. Até se deparar com lembranças de sua infância. A montagem de Simone Hidalgo será encenada entre os dias 16 e 19 de junho, no Teatro Cena Hum.
Veja serviço completo no Guia.
Bilheteria oferece 20% de desconto para Assinantes Gazeta do Povo.
Drama
Dramaturgias Curitibanas - Leituras Dramáticas 2016
Viabilizado pelo edital “Oraci Gemba – Fomento em Literatura Dramática do Fundo Municipal de Cultura”, o evento “Leituras Dramáticas” ganha espaço no Teatro Novelas Curitibanas entre os dias 15 e 19 de junho, com início às 19h e entrada franca. Serão interpretados os textos “Oscar o Sopro e a Curva”, “Outros Sons”, “Coração”, “A Solitária Possessão” e “Dora Desabalada”. Além das apresentações, o programa incluí rodas de debates com os atores Fátima Ortiz, Lígia Souza Oliveira, Olga Nenevê, Paulo Biscaia e Enéas Lour.
Veja serviço completo no Guia.
Dança
Estrelas do Ballet Russo
Em turnê pelo Brasil, o Ballet da Rússia desembarca em Curitiba para única apresentação no Teatro Fernanda Montenegro, na sexta-feira (17), às 20h. O espetáculo “Estrelas do Ballet Russo” é produzido pelo brasileiro Augusto Stevanovich, que reuniu os principais solistas das renomadas companhias russas. O repertório traz peças clássicas, como “O Lago dos Cisnes”, “Romeu e Julieta”, “A Bela Adormecida”, “O Quebra Nozes”, “Scheherazade”, “Gisele”, “Spartacus”, “Corsário”, “Cinderela”, “Carmen”, “Don Quixote”, entre outros.
Número de obras paradas cresce 38% no governo Lula e 8 mil não têm previsão de conclusão
Fundador de página de checagem tem cargo no governo Lula e financiamento de Soros
Ministros revelam ignorância tecnológica em sessões do STF
Candidato de Zema em 2026, vice-governador de MG aceita enfrentar temas impopulares