Programação
Durante todo o mês de maio, o Teatro Guaíra trará palestras sobre o papel da arte dentro do mundo contemporâneo. As palestras ocorrem sempre às 13h30, com entrada gratuita.
Hoje
O Contemporâneo nas Artes Visuais, com Dulce Osinski.
16 de maio
O Contemporâneo na Dança, com Cristiane Wosniak.
23 de maio
O Contemporâneo na Música, com Márcio Steuernagel.
30 de maio
O Contemporâneo no Teatro, com Roberto Alvim.
Os debates surgiram principalmente entre os bailarinos do Balé Teatro Guaíra e do G2 Cia de Dança: o que é o contemporâneo e qual o papel das artes nesse contexto? Para fazer com que a discussão se aprofunde e chegue também até a comunidade, o Centro Cultural Teatro Guaíra inicia hoje o projeto Pensando Alto, que trará artistas de diversas áreas para falar sobre o assunto (veja a programação no quadro), durante todo o mês de maio. A entrada para as palestras é gratuita, e também há emissão de certificados pela Escola de Música e Belas Artes do Paraná (Embap).
Hoje, a partir das 13h30, a artista plástica Dulce Osinski é quem conversa com os participantes sobre o contemporâneo nas artes visuais. Formada pela Embap, com pós-graduação na Academia de Belas Artes de Cracóvia (Polônia) e mestre em educação pela Universidade Federal do Paraná (onde também leciona), Dulce tem obras em diversos museus e instituições no Brasil e exterior, como o Museu de Majdanek, na Polônia e o Museu Oscar Niemeyer (MON).
Escolha
Segundo a diretora do Centro Cultural Teatro Guaíra, Monica Rischbieter, os profissionais foram escolhidos pela importância dentro da arte contemporânea no Paraná, e a ideia é poder aprofundar o assunto tanto para o público interno quanto externo. "Não é só um projeto para nós mesmos", diz. A intenção é ampliar a ação e realizar outros módulos. "Queremos fazer palestras sobre assuntos que forem emergindo. É legal o teatro ser um espaço para pensamento e reflexão", salienta a diretora.
Serviço:Projeto Pensando Alto
Palestra de Dulce Osinski sobre o contemporâneo nas artes visuais. Teatro Guaíra Miniauditório (R. Amintas de Barros, s/nº Centro), (41) 3304-7916. Hoje, às 13h30. Entrada gratuita. Não é necessário se inscrever previamente.