Siri-azul, cavalos-marinhos, cação-viola, camarões brancos, baiacus, corvinas, robalos e ouriços. Esses e outros animais marinhos típicos do litoral paranaense podem ser vistos em uma exposição aberta ao público no Centro de Produção e Propagação de Organismos Marinhos (CPPOM), na Praia de Caieiras, em Guaratuba.
A exposição "Viva a Vida Aquática" uma parceria da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR) com a prefeitura de Guaratuba e o governo estadual pretende mostrar aos veranistas e moradores do litoral a riqueza e a diversidade da fauna marinha das praias paranaenses. "Sempre falamos em preservar a natureza. Só que é mais fácil preservar quando se conhece. E esse é nosso objetivo. Mostrar os habitantes do nosso mar", diz o secretário do Meio Ambiente de Guaratuba, Vilmar Silva.
A maioria das espécies expostas no CPPOM foi entregue ao centro por pescadores de Guaratuba. "Muitos desses animais caíram na rede e foram doados para nós", diz o coordenador do CPPOM e professor da PUCPR, Fabiano Bendhack. Segundo ele, a parceria entre o centro e os profissionais da pesca deve ser reforçada com a exposição. "É importante a conscientização dos pescadores. Alertamos eles de que certas espécies precisam ser devolvidas e que, mesmo os peixes, com certos tamanhos e idade, não devem ser pescados." A prefeitura de Guaratuba estima que mais de mil pessoas trabalham diretamente com a pesca no município.
Os animais estão expostos em oito aquários de 250 litros e dois tanques de 2,5 mil litros. Quem for ao local vai contar ainda com a orientação de monitores. "Teremos alunos dos cursos de Biologia e Zootecnia da PUC preparados para dar detalhes sobre a vida e hábitos de alimentação e reprodução dos animais", diz Bendhack.
A exposição "Viva a Vida Aquática" também vai mostrar aos visitantes o trabalho desenvolvido no CPPOM. "Queremos aproximar a comunidade da universidade", afirma o coordenador do centro.
Confira o roteiro de exposições
Serviço: a exposição "Viva a Vida Aquática" está sendo realizada no Centro de Produção e Propagação de Organismos Marinhos - CPPOM (Rua João Floriano da Costa, s/nº, Praia de Caieiras, Guaratuba). Visitas de quarta-feira a domingo, das 15 horas às 19h30. Entrada franca. Até 20 de fevereiro.
Boicote do agro ameaça abastecimento do Carrefour; bares e restaurantes aderem ao protesto
Cidade dos ricos visitada por Elon Musk no Brasil aposta em locações residenciais
Doações dos EUA para o Fundo Amazônia frustram expectativas e afetam política ambiental de Lula
Painéis solares no telhado: distribuidoras recusam conexão de 25% dos novos sistemas