"Guerra nas Estrelas" foi eleito o filme de efeitos especiais mais influente de todos os tempos pela Visual Effects Society (VES), uma entidade do setor.
A VES disse que o clássico da ficção científica, de 1977, dirigido por George Lucas, encabeçou uma lista dos 50 filmes com efeitos especiais mais influentes, resultado de uma eleição com 1.500 membros da entidade em todo o mundo.
"Blade Runner" (de Ridley Scott, 1982) veio em segundo lugar, seguido por "2001: Uma Odisséia no Espaço" e "Matrix" empatados em terceiro.
A lista inclui ainda "Jurassic Park", "Tron" e o "King Kong" original, em 1933.
"Esses filmes tiveram um impacto significativo e duradouro sobre a prática e apreciação dos efeitos visuais como um elemento integral e artístico da expressão cinematográfica e do processo de contar histórias", disse Eric Roth, diretor-executivo da VES, em nota.
A VES, com sede em Los Angeles, celebra seu décimo aniversário com um festival de 7 a 10 de junho em Beverly Hills. A entidade representa artistas, produtores, tecnológicos, educadores e executivos do setor.
A lista completa dos 50 filmes mais influentes quanto aos efeitos especiais está no site http://www.visualeffectssociety.com/documents/ves50revelfin.pdf.
Boicote do agro ameaça abastecimento do Carrefour; bares e restaurantes aderem ao protesto
Cidade dos ricos visitada por Elon Musk no Brasil aposta em locações residenciais
Doações dos EUA para o Fundo Amazônia frustram expectativas e afetam política ambiental de Lula
Painéis solares no telhado: distribuidoras recusam conexão de 25% dos novos sistemas
Deixe sua opinião